Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Grécia Implantará Taxa em Cruzeiros para Combater o Turismo Excessivo: As Ilhas de Santorini e Mykonos são as mais Afetadas

Face ao turismo excessivo que tem levado ao desgaste de algumas de suas belas ilhas, a Grécia anunciou uma nova medida: irá impor uma taxa de 20 euros aos passageiros dos cruzeiros que visitam Santorini e Mykonos durante a alta temporada de verão. A decisão, anunciada pelo Primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, visa reger o fluxo turístico nessas regiões, uma vez que os lugares idílicos estão em risco de serem destruídos pelo turismo em massa.

Embora o turismo seja extremamente vital para a economia grega, pois é o principal motor da economia do país que ainda está se recuperando de uma crise profunda que provocou uma redução de um quarto da sua produção, o excesso de visitantes também tem causado problemas. Os destinos mais populares, como Santorini, pitoresca ilha de vilarejos tranquilos e praias imaculadas com cerca de 20 mil residentes permanentes, correm o risco de serem arruinados pelo excesso de turismo.

Em uma recente conferência de imprensa, o primeiro-ministro esclareceu que o turismo excessivo é um dilema que afeta somente alguns destinos. Ressaltou ainda que o transporte de cruzeiros tem sobrecarregado Santorini e Mykonos, razão pela qual estão fazendo essas intervenções.

A Grécia teve uma renda considerável proveniente do turismo em 2023, algo em torno de 20 bilhões de euros, com quase 31 milhões de turistas chegando ao país. Consequentemente, houve manifestações em Santorini pedindo restrições ao turismo; um cenário similar ao que ocorre em outros populares destinos de férias na Europa, como Veneza e Barcelona.

De acordo com Mitsotakis, parte da receita obtida com o novo imposto será devolvida às comunidades locais para ser investida em infraestrutura. Além disso, o governo planeja regular o número de navios de cruzeiro que chegam simultaneamente a determinados destinos.

O primeiro-ministro grego também afirmou que serão implementadas regras para a proteção do meio ambiente e para a enfrentar a escassez de água nas ilhas. O objetivo do governo é também aumentar o imposto sobre aluguéis de curto prazo e proibir novas licenças para esses aluguéis no centro de Atenas, a fim de aumentar a oferta de moradias para residentes permanentes. Essas medidas serão detalhadas pelo governo na segunda-feira (9).

VEJA MAIS

Registros de ocorrências no Réveillon caíram no Rio de Janeiro

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Maíra Cardi: quando sangramento pode indicar aborto espontâneo?

A influenciadora Maíra Cardi, 41, revelou em suas redes sociais na quinta-feira (2) que perdeu…

Dino manda suspender repasses de emendas a 13 ONGs que não cumprem transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3) a suspensão…