Na madrugada da última sexta-feira (4), o Governo Federal, numa ação emergencial, despachou kits de medicamentos e insumos para comunidades do Amazonas impactadas por uma seca sem precedentes. A inédita escala da seca levou a uma intervenção governamental necessária, com a finalidade de oferecer auxílio imediato a populações aflitas.
No total, 54 kits serão distribuídos permitindo o atendimento a aproximadamente 81 mil indivíduos. Cada kit tem capacidade para suprir as necessidades de 1,5 mil pessoas durante um período de 30 dias. A ação mira diretamente os municípios mais impactados pela adversidade climática.
Segundo o Ministério da Saúde, a Ministra Nísia Trindade, esteve em reuniões na semana passada com secretários de saúde da região Norte do país. O objetivo das discussões foi ampliar o diálogo acerca das demandas individuais de cada estado perante a situação de extremo estresse causada pela seca.
Simultaneamente à ação de emergência, o Ministério da Saúde lançou a campanha Se tem fumaça, tem que ter cuidado. A iniciativa busca conscientizar tanto a população quanto os gestores de saúde sobre os perigos que a fumaça e a poluição do ar trazem à saúde pública.
Além disso, o Ministério disponibilizou uma página dedicada ao tema, onde a população pode encontrar orientações sobre como cuidar de sua saúde e como se proteger durante o período de queimadas. A ação visa incentivar a sociedade a tomar medidas preventivas para minimizar os efeitos da exposição à fumaça à saúde.
Diante da grave situação no Amazonas, tais iniciativas são cruciais. O monitoramento continuado e as ações proativas adotadas pelo governo e pelos profissionais de saúde são de extrema importância para minimizar os impactos na saúde das populações afetadas pela seca. Essas ações, embora desafiadoras, são necessárias para proteger a saúde e o bem-estar das comunidades do Amazonas nesse período de crise.