Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Governadores criticam decreto do governo sobre uso da força pelas polícias

Governadores de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticaram, nesta terça-feira (24), o decreto do Ministério da Justiça publicado para regular o uso da força por policiais de todo o país. O documento afirma, entre outros pontos, que o uso de arma de fogo deve ser o último recurso.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que o decreto é um “presente de Natal para o crime organizado”. Segundo ele, o texto promove o “engessamento” das forças e é uma “chantagem explícita contra os estados”.

“O decreto impõe aos estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário. Trata-se de uma chantagem explícita contra os estados”, escreveu no X (antigo Twitter).

Caiado também declarou que o decreto é dissonante para o contexto brasileiro. “A realidade brasileira é marcada por narcotraficantes violentos, equipados com um vasto arsenal, que travam uma verdadeira guerra contra o Estado democrático de direito.”

Ibaneis critica

À CNN, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) também criticou o texto e afirmou que as diretrizes estabelecidas pelo governo são inconstitucionais.

Para ele, o decreto fere artigo 144 da Constituição Federal, que define quais são as corporações que integram as forças de segurança no Brasil.

“Interferência total. Uma pena que o governo federal, ou melhor, o presidente Lula não saiba seu espaço. Quem faz segurança pública são os estados”, disse.

Tanto Caiado quanto Ibaneis têm críticas à proposta de emenda à Constituição (PEC) do governo federal que aumenta a atuação da União na área de segurança pública.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jogador morto após pisar no pé de traficante será enterrado neste domingo (5)

O corpo do jogador de futebol amador Kauã Galdino Florêncio Pereira, de 18 anos, que…

Entenda como funciona o aplicativo Receita Saúde

A partir deste mês, a emissão de recibos de despesas com saúde por profissionais da…

Justiça manda PF investigar soldado de Israel que está no Brasil

A Justiça Federal determinou uma investigação contra um soldado de Israel, que está atualmente em…