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G20 enfatiza a importância de iniciativas de integração escola-comunidade para impulsionar a aprendizagem

A necessidade de fortalecer as relações entre escolas e suas comunidades foi o principal foco da última reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação, formado por representantes dos países do G20. A reunião, que ocorreu em Fortaleza, destacou a importância do engajamento escola-comunidade para melhorar significativamente o desempenho dos estudantes.

Francisco Souza, assessor especial para assuntos internacionais do Ministério da Educação (MEC), e coordenador da reunião, explicou que o objetivo desta foi discutir assuntos que se aproximem das realidades das escolas em diferentes países. O objetivo principal foi tratar de temas que se correlacionem à prática diária escolar, uma demanda que foi priorizada durante a presidência brasileira do G20.

Diversas iniciativas dos países membros do Grupo foram apresentadas durante a reunião, servindo de inspiração para a implementação de boas práticas educacionais. Estas iniciativas também serão apresentadas por professores e alunos na próxima reunião de ministros da educação do G20.

Um exemplo citado de um projeto de engajamento comunitário bem-sucedido foi realizado por Thando Ntintili, estudante da África do Sul. Ntintili desenvolveu um filtro de água que melhorou a qualidade da água em sua comunidade rural, restaurando a dignidade do local e proporcionando acesso à água potável para cerca de 500 pessoas. Sua escola foi premiada a nível nacional por este trabalho.

Segundo Francisco Souza, a própria interação escola-comunidade é um processo simples, mas frequentemente negligenciado – a escola não é um estabelecimento público isolado de sua comunidade. Este envolvimento estreito entre escola e comunidade não apenas enriquece o processo de ensino e aprendizagem, mas também atrai o interesse dos estudantes em aprender de maneira que possa resultar em transformações sociais positivas.

A reunião contou com a participação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A diretora Global de Educação e Desenvolvimento de Adolescentes do Unicef, Pia Rabello Britto, frisou que atualmente o mundo enfrenta uma crise de aprendizagem. Ela enfatizou que, para mudar os resultados educacionais e enfrentar esta crise, é necessário o compromisso político. Britto também destacou o papel crucial do G20 neste desafio, visto que o Grupo tem o poder de destacar as necessidades mais prementes da educação e promover a conscientização dos líderes globais mais influentes.

Brasileira Katia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, lembrou que o Brasil já vem implementando iniciativas focadas na integração de escolas e comunidades. Seu programa mais recente neste sentido, o Proec, visa promover a integração efetiva da comunidade no processo educativo.

Essa colaboração entre escola e comunidade é considerada fundamental para uma aprendizagem significativa e para a ressignificação do papel das escolas perante suas comunidades. Como resultado das discussões do GT de Educação, espera-se que um documento resultante seja adicionado à declaração final da Cúpula de Líderes do G20, a ser realizada no Rio de Janeiro em novembro de 2024.

Este debate ressalta o significado global do envolvimento comunitário na educação e o papel central que o G20 tem no avanço dessa agenda para melhorar a educação e transformar as vidas dos estudantes em todo o mundo.

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