A segunda fase da Fuvest, vestibular que dá acesso à USP (Universidade de São Paulo), acontece no domingo e segunda-feira, 15 e 16 de dezembro. Com a prova batendo à porta, o professor Paulo Jubilut, fundador do Aprova Total, elencou algumas estratégias para os estudantes colocarem em prática nos dias dos exames.
No domingo (15), os candidatos vão responder 10 questões dissertativas de português e fazer uma redação. Na segunda-feira (16), eles vão responder 12 questões discursivas de duas a quatro disciplinas, que dependem do curso escolhido pelo estudante.
Confira as estratégias para o dia do exame:
- Planeje o tempo de prova
A primeira dica é planejar o tempo da prova. O professor Jubilut recomenda que os estudantes reservem os primeiros minutos do exame para ler e analisar as questões.
“Priorize as respostas mais fáceis e deixe as mais complexas para o final. Estipule metas de tempo para cada questão e lembre-se de deixar alguns minutos para revisar tudo antes de entregar”, disse.
- Seja claro no raciocínio
A banca não avalia apenas a resposta final do candidato, mas também o processo que levou até ela. Por isso, a sugestão do professor é estruturar as respostas de forma lógica. “Comece apresentando o conceito ou teoria relevante, desenvolva com exemplos ou cálculos, e conclua com uma síntese clara”, comentou.
Detalhes extras, como dados ou comparações, podem ser um diferencial da resposta.
Além de usar a linguagem formal, o professor recomenda revisar o texto para eliminar os erros gramaticais e ortográficos. “Caso precise fazer alterações, use uma linha para riscar as palavras ao invés de borrar o texto, garantindo que a correção seja visualmente limpa”.
Também é importante escrever de forma legível e evitar abreviações.
Fuvest 2025: como fazer uma boa resposta dissertativa na segunda fase