Cuba está na rota do furacão Oscar, um fenômeno que já deixou rastros de destruição nas Bahamas e mergulhou milhões de cubanos na escuridão por causa do pior apagão dos últimos anos. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, é esperado que Oscar atinja as cidades de Guantánamo ou Holguin ainda no domingo, dia 20.
No momento do alerta, o furacão Oscar estava localizado a aproximadamente 185 quilômetros a leste-nordeste de Guantánamo e apresentava ventos sustentados máximos de cerca de 130 km/h. Com grande esforço, o governo cubano conseguiu restaurar a energia para aproximadamente 20% dos 10 milhões de habitantes do país após um colapso generalizado na rede elétrica nacional ocorrido duas vezes nas últimas 24 horas.
Antes de se direcionar à Cuba, o furacão Oscar tocou terra na ilha Great Inagua, situada nas Bahamas, onde causou danos significativos. Apesar das expectativas de que o furacão se enfraqueça após atingir a costa nordeste de Cuba, acredita-se que Oscar permaneça sendo uma tempestade tropical quando se mover para o norte de Cuba na segunda-feira, e percorrer o centro das Bahamas na terça-feira.
Há ainda a previsão de altas quantidades de chuva, de 13 a 25 centímetros, em partes do leste de Cuba. Contudo, os alertas de tempestade tropical para as Ilhas Turks e Caicos foram descontinuados pelo governo das Bahamas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Por outro lado, ainda há alertas afirmando que o furacão pode afetar o sudeste das Bahamas, além da costa norte das províncias cubanas de Holguin, Guantánamo e Las Tunas.
Os detalhes sobre o percurso e a intensidade de Oscar ainda estão em constante monitoramento e forneceremos atualizações conforme disponibilizadas pelo Centro Nacional de Furacões. À medida que o furacão Oscar avança, todos são aconselhados a permanecerem em segurança e se prepararem adequadamente para este fenômeno natural.