Furacão Milton: Alerta Máximo na Costa do Golfo da Flórida

Furacão Milton: Alerta Máximo na Costa do Golfo da Flórida

A Costa do Golfo da Flórida está em alerta máximo devido à aproximação do furacão Milton, categorizado como uma tempestade catastrófica de categoria 5. Esperado para tocar a terra na tarde de quarta-feira, o furacão deixa a população da região em estado de expectativa e tensão.

Milton, descrito pelo Centro Nacional de Furacões – NHC (sigla em inglês) dos Estados Unidos, como um grande furacão catastrófico e perigoso, se dirige à Costa do Golfo da Flórida com ventos máximos sustentados de 260 km/h, alcançando o nível mais alto na escala Saffir-Simpson de cinco níveis. Isso eleva a tempestade à categoria máxima, representando uma ameaça direta à vida das pessoas se a devida ação não for tomada.

Mais de um milhão de pessoas que residem nas áreas costeiras, em particular na região metropolitana de Tampa, onde vivem acima de três milhões de pessoas, estão sob ordens de retirada. A precaução se deve ao fato de que, embora os ventos possam diminuir, aumentando a possibilidade do rebaixamento do Milton para uma categoria de furacão menor, o crescimento do tamanho da tempestade aumenta o perigo, colocando cada vez mais áreas costeiras em risco.

Muitos moradores fugiram para áreas mais altas, levando a um aumento significativo do tráfego nas rodovias e escassez de combustível em postos de gasolina. Tal situação é agravada pela recente recuperação dos impactos devastadores do Furacão Helene, ocorrido há menos de duas semanas.

O furacão Milton segue um raro caminho de oeste a leste pelo Golfo do México e, espera-se, gerará uma inundação mortal de 3 metros ou mais em grande parte da Costa do Golfo da Flórida. As autoridades urgem que pessoas em zonas de perigo se retirem para minimizar o risco à vida.

A prefeita de Sarasota, Liz Alpert, assegurou em entrevista à MSNBC que a cidade costeira ao sul de Tampa está o mais preparada possível para a tempestade. No entanto, reconheceu o impacto emocional que ocorre ao enfrentar, de novo, uma situação de furacão após tão pouco tempo do último evento. Estamos tão preparados quanto possível… Mas essa será uma tempestade muito, muito ruim, afirmou.

A melhora nas condições meteorológicas é esperada para o final da tarde de quarta-feira, de acordo com um comunicado emitido pelo governo. Contudo, a iminência de um evento dessa magnitude requer uma atenção redobrada e a adoção de todas as medidas de segurança possíveis.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *