O Fundo para Equidade Racional Baobá está com inscrições abertas para a segunda edição do programa “Já é: Educação e Equidade Racial”.
A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso de pessoas negras ao ensino superior. Para isso, oferece preparação para vestibulares, apoio psicológico individualizado, atividades e mentorias individuais e coletivas.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Baobá até o dia 6 de junho. Ao todo, 30 jovens de 20 a 25 anos de todo o Brasil serão selecionados.
Os participantes vão receber uma bolsa de R$ 700 de agosto a dezembro de 2026. No entanto, para receber o valor, é o necessário que o candidato cumpra alguns requisitos durante a sua participação:
- Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades do curso preparatório para o vestibular, incluindo aulas, plantões de dúvidas, monitorias, simulados e demais atividades
- Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas do curso de graduação, para as pessoas bolsistas que ingressarem no ensino superior durante a vigência do programa
- Participação nas atividades extracurriculares propostas pelo programa, como mentorias individuais e coletivas, respeitando a frequência mínima definida para cada uma delas
- Participação em outras atividades promovidas pelo Fundo Baobá
O valor da bolsa deverá ser usado exclusivamente para cobrir despesas relacionadas ao cursinho preparatório para o vestibular, pagamento de taxas de inscrição para provas, transporte, alimentação, internet e outras necessidades essenciais para os estudos.
Requisitos para participação
Conforme o edital, o candidato deve ser negro (autodeclarado preto ou pardo) para estar apto a participar do projeto. Além disso, é necessário residir no Brasil e ter entre 20 e 25 anos completos até a data limite das inscrições.
Outras exigências previstas:
- Ter cursado e concluído todo o ensino médio em escolas públicas;
- Não estar cursando, nem ter iniciado ou concluído curso de graduação em qualquer
área, incluindo cursos de tecnólogo e programas de tecnologia com nível equivalente
à graduação; - Preencher corretamente o formulário de inscrição, enviar o vídeo de apresentação e
anexar toda a documentação exigida neste edital.
O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de julho. Os selecionados deverão participar presencialmente de uma reunião de orientações gerais, prevista para os dias 26, 27 e 28 de agosto de 2025, em São Paulo, com custos cobertos pelo Fundo Baobá.
Desigualdade racial ainda marca o ensino básico, aponta estudo