A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com a Comissão Fulbright, está oferecendo 250 bolsas de estudos em universidades nos Estados Unidos para professores de língua inglesa de escolas públicas.
As inscrições para o PDPI (Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa) vão até o dia 15 de janeiro de 2025 no site da Comissão Fulbright.
Professores de qualquer rede de ensino (municipal, estadual e federal) de todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal podem se candidatar.
Os aprovados participarão de um curso intensivo de inglês durante seis semanas, entre o fim de junho e o começo de agosto de 2025, onde poderão reforçar os conhecimentos do idioma — haverá turmas de nível básico, intermediário e avançado.
Nos cursos, os professores também terão a oportunidade de aprimorar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além da possibilidade de imersão no cotidiano de um país de língua inglesa.
A Fulbright será responsável por financiar as passagens aéreas, alojamento, alimentação, seguro saúde, materiais didáticos e ajuda de custo.
Ao todo, serão distribuídas 270 vagas, sendo cinco para cada estado no curso de inglês básico; três por estado no curso de intermediário; e duas por estado no curso avançado.
Para participar, é preciso seguir os seguintes requisitos:
- Possuir nacionalidade brasileira ou ser estrangeiro residente no Brasil com visto permanente;
- Ser professor concursado, com estágio probatório concluído e estar ministrando, no ato da inscrição e até a implementação da bolsa, aula de língua inglesa na rede pública estadual, municipal ou distrital de educação básica (professores contratados em caráter temporário não poderão se candidatar);
- Carecer, quando da concessão da bolsa, em seu exercício laboral por tempo não inferior a cinco anos para obter aposentadoria;
- Realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP (que será oferecido gratuitamente aos candidatos), conforme edital do programa;
- Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para objetivos similares ao edital deste programa.
A Comissão Fulbright atua no Brasil desde 1957 oferecendo programas de intercâmbio para os Estados Unidos. De acordo com o site da organização, mais de 4.900 brasileiros já foram ao país por meio de parcerias promovidas pela organização, além de quase 3.400 estadunidenses que vieram ao Brasil para estudar.
Para 2025, há a previsão da abertura de editais para professores e pesquisadores nas áreas de artes, ciências sociais, engenharia de dados, economia, bolsa para mestrado em roteiro de cinema, além de um programa para profissionais que atuem no setor público ou terceiro setor.
Hungria oferece bolsas de estudos para graduação e pós-graduação