Na noite desta quinta-feira (15) os holofotes se voltam para o Estádio do Maracanã, palco do duelo entre Flamengo e Bolívar pelas oitavas de final da Libertadores. O jogo, marcado para as 21h30 (horário de Brasília) será transmitido ao vivo pela Rádio Nacional.
Depois de uma campanha sólida e terminando o Grupo E na segunda posição (atrás justamente do Bolívar), os Rubro-negros, já tricampeões da América, chegaram a esta etapa prontos para um embate decisivo. No entanto, a equipe terá baixas importantes, como o lateral Matías Viña e os atacantes Everton Cebolinha e Bruno Henrique.
Para as substituições, o técnico Tite possui algumas peças de reposição: Ayrton Lucas pode entrar para preencher a vaga de Viña, e Luiz Araújo é o favorito para substituir Cebolinha e Bruno Henrique.
No histórico de confrontos entre ambas as equipes na fase de grupos, cada uma saiu vitoriosa uma vez. O primeiro encontro resultou em uma vitória de 2 a 1 para o Bolívar, enquanto no segundo, o Flamengo devolveu a derrota com um sólido 4 a 0.
Vale ressaltar o peso das mudanças no elenco do Bolívar desde a primeira fase, com saída de jogadores chave para a equipe, como o artilheiro Chico da Costa e os jogadores Andres Desábato, Erwin Saavedra e Andersson Ordoñez.
No entanto, o time boliviano buscou reforços, com destaque para o zagueiro brasileiro Anderson e o atacante Fábio Gomes, que se somam aos meias Álex Granell e Carlos Melgar, e o atacante Alfio Oviedo.
Em sua competição nacional, o Bolívar atualmente lidera o Campeonato Boliviano com 23 pontos, dois a frente do The Strongest, que também está na disputa da Libertadores. O vencedor deste confronto pode enfrentar o The Strongest, caso o mesmo se classifique.
No jogo de volta, o Bolívar recebe o Flamengo na próxima quinta (22), às 21h30, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, a mais de 3,6 mil metros de altitude. A partida promete ser mais um grande capítulo na saga do Flamengo na Libertadores.