Resumos e Notícias https://rnoficial.com.br As principais notícias do Brasil e mundo estão aqui Wed, 15 Jan 2025 15:57:18 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://rnoficial.com.br/wp-content/uploads/2024/12/cropped-Ativo-14-32x32.png Resumos e Notícias https://rnoficial.com.br 32 32 Sequestro de gene após infecção por Zika causa microcefalia, diz estudo https://rnoficial.com.br/sequestro-de-gene-apos-infeccao-por-zika-causa-microcefalia-diz-estudo/ https://rnoficial.com.br/sequestro-de-gene-apos-infeccao-por-zika-causa-microcefalia-diz-estudo/#respond Wed, 15 Jan 2025 15:57:13 +0000 https://rnoficial.com.br/sequestro-de-gene-apos-infeccao-por-zika-causa-microcefalia-diz-estudo/

Estudo conduzido pela Universidade da Califórnia e publicado no periódico mBio indica que o vírus Zika sequestra uma proteína humana chamada ANKLE2, de suma importância para o desenvolvimento cerebral, para seu próprio benefício. Por esse motivo, em casos de infecção em gestantes, como o Zika é capaz de atravessar a placenta, ele acaba por provocar casos de microcefalia, condição em que o cérebro do bebê se forma de um tamanho menor que o esperado.

“É uma situação em que o Zika está no lugar errado no momento errado”, destacou a professora do Departamento de Microbiologia, Genética Molecular e Engenharia Química da universidade e principal autora do estudo, Priya Shah.

O trabalho demonstra que vírus próximos ao Zika, como o da dengue e o da febre amarela, também sequestram a proteína ANKLE2 para o mesmo propósito. Para os pesquisadores, a descoberta pode abrir caminho para o desenvolvimento de vacinas e outros tipos de tratamento contra os chamados arbovírus.

Síndrome do zika

Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome congênita do zika compreende um conjunto de anomalias congênitas que podem incluir alterações visuais, auditivas e neuropsicomotoras que ocorrem em embriões ou fetos expostos à infecção durante a gestação. Tais alterações podem variar quanto à severidade, sendo que, quanto mais cedo a infecção ocorre na gestação, mais graves tendem a ser esses sinais e sintomas.

A principal forma de transmissão da infecção em mulheres grávidas é pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, mas a transmissão também pode ocorrer por meio de relação sexual com indivíduos infectados ou de transfusão sanguínea, sendo que a última, segundo a pasta, apresenta baixo risco devido à triagem de doadores e testes hematológicos.

A síndrome foi descoberta em 2015, devido à alteração do padrão de ocorrência de microcefalia em nascidos vivos no Brasil. À época, o evento foi considerado uma emergência em saúde pública de importância nacional e, posteriormente, internacional. Algum tempo depois, constatou-se que os casos de microcefalia, que também cursavam com outras anomalias cerebrais e alterações neurológicas, estavam associados à infecção pelo vírus Zika no período gestacional.

Pesquisadores desenvolvem vacina em adesivo contra vírus Zika

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

]]>
https://rnoficial.com.br/sequestro-de-gene-apos-infeccao-por-zika-causa-microcefalia-diz-estudo/feed/ 0
PEC da Segurança: Zema defende liberdade para atuação de forças policiais https://rnoficial.com.br/pec-da-seguranca-zema-defende-liberdade-para-atuacao-de-forcas-policiais/ https://rnoficial.com.br/pec-da-seguranca-zema-defende-liberdade-para-atuacao-de-forcas-policiais/#respond Wed, 15 Jan 2025 15:36:58 +0000 https://rnoficial.com.br/pec-da-seguranca-zema-defende-liberdade-para-atuacao-de-forcas-policiais/

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentará, nesta quarta-feira (15), uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Em entrevista à CNN, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), expressou suas expectativas em relação a PEC e defendeu dar mais liberdade de atuação às forças policiais:

“Nós precisamos dar segurança, dar conforto para as forças de segurança”, afirmou Zema.

Para o governador, as mudanças da PEC da Segurança terão impacto limitado na redução da criminalidade.

“Não adianta ter o sistema integrado. É muito bom o sistema integrado, mas o bandido vai continuar solto”, disse Zema.

Ele defendeu que a PEC detalhe medidas básicas de segurança antes de implementar soluções mais complexas.

Crimes reincidentes

Zema propôs alternações na nova versão da proposta de Segurança Pública, como manter detidos os criminosos que cometem o mesmo delito repetidamente.

“Hoje nós temos pessoas que roubam, que furtam celulares vinte vezes, passam uma noite na cadeia e vão para a rua novamente para cometer a semana que vem o mesmo delito”, afirmou.

Violação de tornozeleira eletrônica

O governador sugeriu ainda que a violação de tornozeleiras eletrônicas resulte em prisão imediata, sem necessidade de autorização judicial.

“A pessoa está sob monitoramento de tornozeleira, rompe a tornozeleira e a Justiça leva um ano para expedir um mandato de prisão”, criticou Zema.

Segundo ele, a PEC de Segurança Pública deveria ser baseada nas práticas dos estados com os menores índices de criminalidade, particularmente os do Sul e Sudeste.

Antes de seguir para o Congresso, a proposta deve passar pela Casa Civil e pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

]]>
https://rnoficial.com.br/pec-da-seguranca-zema-defende-liberdade-para-atuacao-de-forcas-policiais/feed/ 0
Biden retira Cuba da lista de países que patrocinam terrorismo https://rnoficial.com.br/biden-retira-cuba-da-lista-de-paises-que-patrocinam-terrorismo/ https://rnoficial.com.br/biden-retira-cuba-da-lista-de-paises-que-patrocinam-terrorismo/#respond Wed, 15 Jan 2025 15:21:24 +0000 https://rnoficial.com.br/biden-retira-cuba-da-lista-de-paises-que-patrocinam-terrorismo/

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, a seis dias de deixar a Casa Branca, retirou Cuba da lista unilateral de países que supostamente patrocinam o terrorismo; suspendeu por 6 meses a possibilidade de processar pessoas que lucram com propriedades expropriadas pela Revolução Cubana e cancelou certas restrições para transações financeiras entre pessoas ou entidades estadunidenses e cubanas.

A decisão pode ser revertida pela nova administração, que assume o governo no próximo dia 20. Mas especialistas avaliam que as medidas, apesar de limitadas, podem aliviar a crise econômica da ilha, que perdeu 10% da sua população de 2022 para 2023, tendo grande parte imigrado para os EUA.

O governo Biden alegou que as mudanças fazem parte de um acordo entre a Igreja Católica, sob liderança do Papa Francisco, e o governo cubando, que levou à libertação de 553 pessoas presas na ilha caribenha. Além disso, Washington alegou que as medidas buscam criar condições que melhorem a subsistência dos cubanos.

“Ao tomar essas medidas para reforçar o diálogo em andamento entre o governo de Cuba e a Igreja Católica, o presidente Biden também está honrando a sabedoria e o conselho que lhe foram fornecidos por muitos líderes mundiais, especialmente na América Latina, que o encorajaram a tomar essas ações, sobre a melhor forma de promover os direitos humanos do povo cubano”, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Ao justificar a exclusão de Cuba da lista de terrorismo, Biden afirmou que o governo latino-americano não forneceu qualquer apoio ao terrorismo internacional durante os 6 meses anteriores e que o “governo de Cuba deu garantias de que não apoiará atos de terrorismo internacional no futuro”.

Em uma rede social, o presidente de Cuba, Miguel Diáz-Canel Bermúdez, agradeceu a todos que contribuíram para a decisão, mas destacou que ela tem alcance limitado, porque o bloqueio econômico contra a ilha segue vigente, mas que não desistirá de construir uma relação “civilizada e respeitosa” entre os países.

“É uma decisão na direção certa, embora tardia e com alcance limitado. O bloqueio e a maioria das medidas extremas que foram postas em prática desde 2017 para sufocar a economia cubana e causar escassez para nosso povo continuam em vigor. Continuaremos a enfrentar e denunciar a guerra econômica e as ações de interferência, desinformação e descrédito financiadas com fundos federais dos EUA”, afirmou Diáz-Canel.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba lembrou que dezenas de medidas coercitivas unilaterais, conhecidas como sanções, seguem operando, como a perseguição contra os fornecedores de combustíveis à Cuba; a proibição de transações financeiras internacionais de Cuba com outras nações; e as ameaças e perseguições contra pessoas e empresas que desejem comercializar ou investir na ilha.

“A guerra econômica continua e persiste como um obstáculo fundamental ao desenvolvimento e recuperação da economia cubana, com alto custo humano para a população, e continua sendo um estímulo à emigração”, informou a chancelaria cubana.

O Brasil, por meio de nota, comemorou as medidas do presidente dos EUA, afirmando que elas constituem atos de reparação e restabelecimento da justiça e do direito internacional.  

“O governo brasileiro sempre sublinhou ser injusta e injustificada a manutenção de Cuba em uma lista unilateral de países que promovem o terrorismo, quando é de amplo conhecimento que Cuba colabora ativamente para a promoção da paz, do diálogo e da integração regional”, afirmou o Itamaraty.

Imigração

Especialistas do Centro de Pesquisa Econômica e Política (Cerp), com sede em Washington, disseram que as mudanças no final da gestão Biden, ainda que tardias, são bem-vindas e devem ajudar a conter a imigração cubana para os EUA, além de aliviar as condições econômicas da ilha caribenha.

“Se os republicanos quiserem abordar as causas raiz da imigração, eles devem apoiar esta decisão de aliviar as sanções a Cuba. As pesquisas mostram que as sanções econômicas, como as que os EUA impuseram a Cuba por décadas, prejudicam principalmente as populações dos países-alvo, e algumas dessas pessoas invariavelmente deixarão seus países”, disse o pesquisador do Cerp Michael Galant.

O Cerp lembrou que, durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, foram impostas várias sanções adicionais à Cuba, que “desencadearam camadas adicionais de sanções econômicas e financeiras além do embargo preexistente de décadas”.

Entenda

Cuba enfrenta há mais de 60 anos, desde após a Revolução Cubana, de 1959, um bloqueio econômico promovido pelos Estados Unidos que penaliza países, empresas e indivíduos que estabelecem relações com a ilha.

Na década de 1980, o então presidente Ronald Regan incluiu o país caribenho na lista unilateral da Casa Branca de países que apoiam o terrorismo. Durante a presidência de Barack Obama, em 2015, os EUA retiraram Cuba dessa lista em um esforço de reaproximação entre os dois países.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

]]>
https://rnoficial.com.br/biden-retira-cuba-da-lista-de-paises-que-patrocinam-terrorismo/feed/ 0
Justiça nega prisão preventiva de PM que matou estudante de medicina https://rnoficial.com.br/justica-nega-prisao-preventiva-de-pm-que-matou-estudante-de-medicina/ https://rnoficial.com.br/justica-nega-prisao-preventiva-de-pm-que-matou-estudante-de-medicina/#respond Wed, 15 Jan 2025 15:19:30 +0000 https://rnoficial.com.br/justica-nega-prisao-preventiva-de-pm-que-matou-estudante-de-medicina/

A Justiça de São Paulo negou o pedido de prisão preventiva do policial militar Guilherme Augusto Macedo, que matou com um tiro à queima-roupa o estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, em 20 de novembro, num hotel na Vila Mariana, em São Paulo.

A decisão da juíza Luciana Scorza, divulgada no fim da tarde desta terça-feira (14), considerou que o soldado da PM é réu primário, tem residência fixa e não tentou interferir nas investigações.

No despacho da decisão, Scorza considerou que “não evidenciam periculosidade social do denunciado nem risco por seu atual estado de liberdade, a ensejar a medida extrema neste momento processual”.

A prisão preventiva foi pedida pela Polícia Civil na conclusão do inquérito sobre o episódio. Macedo também foi indiciado no Inquérito Policial Militar(IPM) por homicídio doloso e está afastado das atividades, mesma situação do outro soldado que o acompanhava, Bruno Carvalho do Prado.

Os dois policiais militares estavam em patrulhamento na Vila Mariana quando Acosta deu um tapa no retrovisor da viatura dos PMs. O estudante buscou refúgio em um  hotel, mas acabou sendo baleado por Macedo na abordagem.

No inquérito da polícia civil consta que “o PM assumiu o risco do resultado de morte porque usou ilegitimamente a arma de fogo para repelir uma suposta ameaça”. Na ocasião, o estudante, que reagiu à tentativa de prisão por parte dos policiais, estava desarmado. Todo o caso foi filmado pelas câmeras internas do hotel.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

]]>
https://rnoficial.com.br/justica-nega-prisao-preventiva-de-pm-que-matou-estudante-de-medicina/feed/ 0
Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU https://rnoficial.com.br/governo-publica-regras-para-curso-de-formacao-de-aprovados-no-cpnu/ https://rnoficial.com.br/governo-publica-regras-para-curso-de-formacao-de-aprovados-no-cpnu/#respond Wed, 15 Jan 2025 15:11:52 +0000 https://rnoficial.com.br/governo-publica-regras-para-curso-de-formacao-de-aprovados-no-cpnu/

As regras da convocação para o curso de formação dos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram detalhadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em edital publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15).

A convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro, conforme anunciado na terça-feira (14) pela ministra Esther Dweck. Os cursos de formação estão previstos para os candidatos aprovados nos blocos 1 a 7. No caso do bloco 8, de nível médio, não será necessário aos aprovados fazerem o curso de formação.

A convocação para os cursos são para os candidatos aprovados nos cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI); Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); Analista de Infraestrutura (AIE); Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel); Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq); Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) e Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).

O ministério lembra que, para cada cargo, poderão ser feitas até três convocações, uma vez que o edital previa a possibilidade de inscrição em mais de um cargo. As outras convocações serão nos dias 11 e 18 de fevereiro. Sempre será aberto prazo de dois dias para manifestação de interesse em fazer o curso de formação necessário.

Remuneração e obrigações

“Durante o curso, os convocados receberão 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com exceção dos servidores públicos, que poderão optar por manter os vencimentos atuais”, informou o ministério. 

Segundo a pasta, a formação tem como objetivo “desenvolver competências técnicas, gerenciais e estratégicas, além de proporcionar um entendimento mais profundo sobre as funções e responsabilidades dos cargos no serviço público federal”.

De acordo com as regras anunciadas, as aulas e a duração dos cursos serão determinados por meio de regulamentos específicos das instituições responsáveis.

“Durante o curso, os matriculados deverão cumprir diversas obrigações, como frequentar todas as aulas e atividades programadas pontualmente, realizar e entregar trabalhos e avaliações nos prazos estipulados, cumprir atividades não presenciais e dedicar-se integralmente e exclusivamente ao curso de formação, tendo em vista que essa etapa é classificatória e eliminatória”, detalhou o ministério.

Inscrições

Para verificar se foi convocado, o candidato deverá acessar a página do CPNU nos dias 4 e 5 de fevereiro. Na área, ele identifica o cargo ou a carreira para a qual foi aprovado e confirma o interesse na vaga e, se for o caso, no curso de formação.

A participação será garantida somente após a resposta afirmativa, clicando no “Sim” relativo à convocação e à efetivação da matrícula nas instituições. O ministério lembra que a lista inicial de convocados considera as opções de cargo indicadas no momento da inscrição.

“À medida que os candidatos confirmam a participação, novas vagas são abertas em outros cargos, com listas atualizadas sendo publicadas nos dias 11 e 18 de fevereiro. Aqueles reconvocados para cargos de maior preferência terão sua vaga anterior automaticamente disponibilizada para outro candidato”, destacou o ministério, ao reiterar que a convocação para o curso de formação em um cargo implica na exclusão do candidato das listas relativas a cargos de menor preferência.

Ainda de acordo com o ministério, mesmo após a convocação, o candidato poderá ser chamado para um cargo de maior preferência, caso seja classificado, avançando na lista de aprovados para as outras vagas que, durante a inscrição na primeira etapa do concurso, foram de sua preferência.

A maioria dos cursos de formação serão ministrados em Brasília, com exceção do cargo de Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS), cuja formação ocorrerá no Rio de Janeiro. No caso do cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), o curso será híbrido, com parte presencial em Brasília e parte online.

Caberá à Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Cebraspe a organização dos cursos, que terão carga horária variando entre 140 horas e 540 horas, a depender do cargo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

]]>
https://rnoficial.com.br/governo-publica-regras-para-curso-de-formacao-de-aprovados-no-cpnu/feed/ 0
Raptors x Celtics: horário e onde assistir ao jogo da NBA https://rnoficial.com.br/raptors-x-celtics-horario-e-onde-assistir-ao-jogo-da-nba/ https://rnoficial.com.br/raptors-x-celtics-horario-e-onde-assistir-ao-jogo-da-nba/#respond Wed, 15 Jan 2025 15:06:47 +0000 https://rnoficial.com.br/raptors-x-celtics-horario-e-onde-assistir-ao-jogo-da-nba/

Toronto Raptors e Boston Celtics se enfrentam nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), na Scotiabank Arena, em Toronto, no Canadá, em jogo válido pela temporada regular da NBA 2024-25.

O confronto terá transmissão da plataforma de streaming NBA League Pass.

As duas equipes estão na Conferência Leste. Os Raptors estão em 13º lugar, enquanto os Celtics ocupam a vice-liderança.

Onde assistir a Raptors x Celtics pela NBA

  • Streaming: NBA League Pass

Ficha técnica de Raptors x Celtics pela NBA

  • Data: 15 de janeiro
  • Horário: 21h30 (Brasília)
  • Local: Scotiabank Arena, em Toronto, no Canadá

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

]]>
https://rnoficial.com.br/raptors-x-celtics-horario-e-onde-assistir-ao-jogo-da-nba/feed/ 0