O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) lançou um relatório preliminar na sexta-feira, indicando que os pilotos de um voo Voepass que teve um acidente fatal em agosto discutiram uma falha no sistema ‘de-icing’ – que protege contra formação e acúmulo de gelo na aeronave. O acidente em questão ocorreu em 9 de agosto, no município de Vinhedo (SP), levando à morte de todas as 62 pessoas a bordo.
A partir da análise da gravação de áudio da cabine, surgiu a informação de que os tripulantes conversaram sobre uma falha no sistema, o sistema ‘airframe de-icing’, responsável por evitar o acúmulo de gelo nas asas do avião, foi ligado e desligado várias vezes. Existiram duas vezes nos gravadores de voz. Na primeira delas, o piloto comenta que houve uma falha no sistema de airframe. Em um segundo momento, o co-piloto diz exatamente essa frase: ‘Bastante gelo’, relatou o investigador-encarregado da Comissão de Investigação, tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes.
O relatório afirmou que não foi declarada nenhuma emergência pelo avião aos órgãos de controle do espaço aéreo ou a outras aeronaves. As condições climáticas favoráveis à formação de gelo estavam presentes durante o voo, porém não houve nenhum reporte de condições meteorológicas adversas.
Agora, a investigação do Cenipa seguirá três principais tópicos: o fator humano (desempenho da tripulação técnica), o fator material (condições de aeronavegabilidade, com foco especial nos sistemas anti-gelo) e o fator operacional (elementos do ambiente operacional que podem ter contribuído para o acidente).
O Cenipa esclarece que as investigações têm como objetivo principal o estabelecimento dos possíveis fatores contribuintes para o acidente, sendo que a intenção não é estabelecer culpados ou responsabilidades. O objetivo é que o relatório final seja entregue no menor período de tempo possível, de acordo com a complexidade da ocorrência.