O Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), tem explorado o uso da Inteligência Artificial (IA) e governança de dados para otimizar as políticas públicas na educação. Esta iniciativa ocorreu durante o seminário ‘Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial’, que trouxe à tona um debate importante sobre formas mais eficientes de lidar com a administração de informações educacionais.
Essa iniciativa aponta novas alternativas para o gerenciamento de dados que garantem direitos educacionais e auxiliam na tomada de decisões. Referencias importantes como a frequência em aulas, quando analisados em tempo real por exemplo, podem fornecer insights valiosos para implementar medidas que garantam a permanência dos alunos e o acesso à educação.
Um dos desafios apontados é a interação e interoperabilidade de dados, demonstrando a necessidade de atualizar a forma como os dados são tratados na rede de educação. Para lidar com essa demanda, foi criado o ‘Gestão Presente’, um hub educacional para armazenamento e organização de dados. Esta plataforma foi desenvolvida através de uma parceria entre o MEC e o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL).
Porém, desafios ainda persistem. Dentre eles, a presença de dados incorretos ou incompletos, dificuldades na leitura e análise desses dados e a falta de profissionais qualificados foram destacados. A rotatividade alta em postos municipais dificulta a permanência de profissionais qualificados nas redes.
O foco do debate recaiu sobre como a tecnologia, no caso a Inteligência Artificial, pode ser aplicada não só como um recurso educacional, mas também como uma ferramenta de otimização na gestão da educação, auxiliando na criação de políticas públicas mais eficientes. As discussões completas podem ser assistidas através do canal oficial do MEC no Youtube ou na página do evento.