Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Escritora que perdeu braço após ataque de pitbulls no RJ irá receber prótese

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a prefeitura de Saquarema e o governo do estado forneçam uma prótese biônica para a escritora Roseana Murray, de 73 anos, que teve o braço direito amputado após ser atacada por pitbulls no dia 5 de abril deste ano.

A prótese biônica, avaliada em R$ 894 mil, é considerada essencial para que Roseana possa recuperar parte de sua autonomia e qualidade de vida.

“O direito à saúde, fundamental ao direito à vida, encontra-se como condição básica à promoção da dignidade da pessoa, encontrando-se como dever do Estado a adoção de medidas eficazes que garantam seu exercício”, afirmou o juiz Andrew Francis dos Santos Maciel, da 2ª Vara da Comarca de Saquarema.

Além da prótese, a Justiça também determinou o fornecimento dos medicamentos necessários para o tratamento de Roseana. Caso não cumpram a decisão da Justiça, bens e contas bancárias poderão ser confiscadas para garantir a compra da prótese.

A Prefeitura de Saquarema informou que está em andamento para a aquisição da prótese biônica e acrescentou que colabora para atender às necessidades de Roseana. O Governo do Rio de Janeiro confirmou a informação.

Os tutores dos pitbulls, Kayky da Conceição Dantas Pinheiro, Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro e Davidson Ribeiro dos Santos, foram presos no dia do ataque dos animais e tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva.

A defesa recorreu e conseguiram um Habeas Corpus. Foram soltos no dia 11 de abril. A prisão preventiva dos réus foi substituída pelo cumprimento de medidas cautelares.

No processo que tramita na esfera criminal, a Justiça vai ouvir novas testemunhas e interrogar os tutores dos animais, que são réus no processo, ano que vem, em 21 de janeiro, às 15h.

Relembre o caso

A escritora e poetisa Roseana Murray foi violentamente atacada por pitbulls no em 5 de abril deste ano em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

A escritora recebeu os primeiros atendimentos ainda no local do incidente. Depois, por conta da gravidade dos hematomas, ela precisou ser removida de helicóptero ao Hospital Estadual Alberto Torres, em estado grave.

Roseana teve alta do hospital estadual Alberto Torres no dia 18 de abril, 13 dias depois de ficar internada. Devido às diversas mordidas que recebeu, a escritora teve o braço direito e uma orelha amputadas.

Em agosto, quatro meses após ser atacada, a escritora transformou a própria dor em poesia e lançou o livro “O Braço Mágico”, em que reflete a experiência vivida. No período em que esteve internada na UTI, a autora decidiu dar vida à personagem de sua história: uma mulher de 73 anos, avó e dona de cabelos vermelhos, assim como ela.

* Sob supervisão

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Em cartão postal do Rio, ONG pede volta de memorial de crianças mortas

A Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, presenciou neste…

Surto de virose no litoral: Água é a principal forma de contaminação, diz Vigilância Sanitária

O litoral de São Paulo enfrenta um surto de virose que já resultou em mais…

Presidente da Câmara de SP diz que ex-vereadora entregou privada e pias

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), disse nesta sexta-feira (3)…