Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Enem: 6 séries atuais para usar como repertório na redação

Um requisito da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é usar um repertório sociocultural, que pode ser os dados de uma pesquisa, uma citação de livro, filme ou série. O importante é colocar alguma informação que vai além da coletânea oferecida pela prova.

A CNN já reuniu cinco filmes que podem ser usados no texto do Enem, agora é a vez das séries. Confira seis produções que podem ser usadas na redação do exame:

  • “Monstros: Irmãos Menendez”

A série foi inspirada no caso dos irmãos Menendez, jovens da elite americana que assassinaram seus próprios pais com 12 tiros em 1989. Eles foram condenados à prisão perpétua.

A narrativa indica que os jovens matam os pais por terem sofrido abuso sexual, mas, independentemente disso ser verdade ou não, a série pode ser citada como um exemplo de fazer justiça com as próprias mãos; pode ser relacionada a temas que abordem a proteção do Estado a crianças e adolescentes e abusos que acontecem dentro de casa.

A série sul-coreana mostra um grupo de pessoas em busca desesperada de dinheiro que entra em uma série de jogos infantis com resultados mortais. A trama pode ser mencionada em temas que abordem o endividamento da população, por exemplo. A segunda temporada também menciona o preconceito contra pessoas transexuais.

A série sobre o vilão do Batman mostra como o crime organizado ocupa o espaço deixado pelo Estado, já que a cidade de Gotham é retratado como um lugar sem lei. Além disso, a obra pode ser citada como exemplo de corrupção que se infiltra em todas as esferas da sociedade.

Inspirada em uma história real, a série conta a história de Donny, que é perseguido durante quatro anos por uma mulher. A trama aborda problemas de saúde mental, abuso de álcool e drogas, violência sexual e seus traumas.

Griselda Blanco foi uma narcotraficante colombiana que ficou conhecida como “Madrinha da cocaína”. Ela liderava a cena de drogas nas décadas de 70 e 80 em Miami, nos Estados Unidos. A série pode ser mencionada em temas que abordem segurança pública, maternidade e imigração e adaptação cultural, por exemplo.

A série brasileira conta histórias de conflitos entre vizinhos evidenciando a intolerância entre eles e a falta de diálogo. A obra é um exemplo de como a sociedade vive a individualidade. Nesse sentido, a trama poderia ter sido repertório na última redação da Fuvest, por exemplo, cujo tema foi solidariedade.

5 filmes recentes que ajudam a estudar história para o vestibular

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Rio: quilombolas cobram ação do poder público para instalar energia

Certificado desde 2016 pela Fundação Cultural Palmares e reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e…

Hoje é Dia: Dia de Reis, Charlie Hebdo e Elvis Presley são destaques

Chegamos ao primeiro domingo de 2025 às vésperas do Dia de Reis (que ocorre amanhã,…

“Tecnoferência”: como a distração dos pais ao celular impacta os filhos?

A distração dos pais ao celular ou ao computador enquanto estão perto dos filhos já…