Enel enfrenta processo da Secretaria Nacional do Consumidor por apagão em São Paulo

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) abriu um processo administrativo para investigar o impacto do apagão provocado pela Enel em São Paulo, afetando mais de 3 milhões de pessoas na região metropolitana. Este processo visa, sobretudo, verificar a eficácia dos canais de comunicação da companhia e seus procedimentos de atendimento aos consumidores afetados.

O Ministério da Justiça, órgão superior da Senacon, está particularmente interessado nas respostas que foram entregues pela Enel após a notificação da empresa. Segundo informações divulgadas pela Secretaria, a Enel respondeu apenas parcialmente às questões sobre o impacto da falta de energia aos seus clientes, os canais de atendimento disponibilizados e os planos emergenciais para restabelecer o fornecimento de energia elétrica.

Além disso, a Senacon concedeu um prazo adicional de cinco dias para que a Enel possa fornecer explicações detalhadas acerca do incidente e de seu impacto nas operações. A companhia solicitou este prazo extra para atender à demanda.

A investigação também irá analisar as medidas preventivas implementadas pela distribuidora de energia, incluindo o plano de contingência, o processo de reparação previsto para os consumidores afetados pelo apagão, a manutenção da rede elétrica e outros aspectos que possam ter falhado na prestação do serviço.

Este processo ocorre após uma série de apagões em 2023 e recentemente, que deixaram milhões de consumidores sem energia elétrica, principalmente na região metropolitana de São Paulo. O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, enfatizou que “eventos climáticos extremos não podem servir como justificativa para a falta de planejamento e resposta adequada das empresas concessionárias”.

Este evento levanta uma discussão urgente sobre a importância de um atendimento eficaz ao consumidor, principalmente em situações de crise e emergência. Isto se torna ainda mais relevante em um contexto de mudanças climáticas, onde eventos extremos tendem a ser mais freqüentes. Por isso, é crucial que as empresas estejam adequadamente preparadas para lidar com esses cenários, garantindo uma comunicação transparente e efetiva com os seus clientes.

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