Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encerramento do Desenvolvimento da Vacina Butantan para COVID-19 devido a Resultados Insatisfatórios

O renomado Instituto Butantan divulgou em nota oficial na sexta-feira (23) que irá interromper o desenvolvimento de sua vacina contra a covid-19. Depois de realizar testes em 400 voluntários durante a Fase II dos ensaios clínicos, a eficácia da vacina não satisfazia as expectativas de imunogenicidade.

A vacina experimental, conhecida como Butanvac e internacionalmente como NDV-HXP-S, foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. Utilizou-se a tecnologia já dominada pelo Butantan para a fabricação da vacina contra a gripe causada pelo vírus influenza, que depende de ovos de galinha para a produção de antígenos.

Segundo a nota enviada à imprensa, o levantamento mostra que a Butanvac só conseguiu duplicar a quantidade de anticorpos contra a doença passados 28 dias após a aplicação, quando a projeção era que esta aumentasse quatro vezes, um índice já alcançado por outras vacinas disponíveis para o público.

O diretor do Instituto Butantan e epidemiologista, Esper Kallás, assegurou na comunicação que o ensaio clínico cumpriu o seu papel e que o Instituto tem respeito absoluto pelos processos e resultados científicos. Ele afirmou que, quando dizem que uma vacina é eficaz, é porque os estudos o demonstraram. Infelizmente, no caso da Butanvac, não se obteve a imunogenicidade esperada.

De acordo com Kallás, a decisão de cessar o desenvolvimento da vacina está atrelada à essa falta de eficácia satisfatória. Contudo, apontou que o Butantan continua empenhado em explorar possibilidades mais promissoras de desenvolvimento de vacinas. Trata-se de um revés, porém não é um impedimento para o contínuo foco e esforço do instituto em suas projeções e projetos de defesa da saúde pública dentro e fora do país.

VEJA MAIS

“Nunca vi sinais“, diz à CNN irmão do suspeito de ataque em Nova Orleans

Familiares do suspeito do atropelamento que matou 14 pessoas em Nova Orleans disseram que o…

Casos de dengue em 2024 passam de 6,4 milhões; mortes somam 5,9 mil

Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o país…

Marabá (PA): Câmara Municipal classifica fala de prefeito como “sexista, machista e etarista”

A Câmara Municipal de Marabá (PA) repudiou as declarações do recém-empossado prefeito da cidade, Toni…