O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abriu o prazo para os estudantes que perderam a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) solicitarem a dispensa do exame.
Os alunos ou as instituições de ensino podem fazer o pedido a partir desta quarta-feira (8) até o dia 7 de fevereiro no Sistema Enade.
Algumas das justificativas para pedir a dispensa são acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade. As pessoas que foram eliminadas do exame não podem pedir dispensa.
Quem tiver a dispensa da prova aprovada ficará automaticamente regularizado no Enade 2024, desde que não tenha pendências em relação ao Questionário do Estudante.
Enade das licenciaturas
A partir desta edição, o exame avalia cursos que formam professores para a educação básica. Além das provas teóricas, terá uma avaliação prática dos estudantes com cronograma específico.
Os estudantes serão avaliados durante a regência de classe de uma aula, com o objetivo de coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente.
O exame é obrigatório para a conclusão da graduação e vale para cursos de 17 áreas do conhecimento.