A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anuncia um aporte de R$ 110 milhões no financiamento da produção independente de conteúdo audiovisual na televisão pública. Esta ação, fruto de uma parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), corresponde ao edital Seleção TV Brasil e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav).
Este investimento será revelada durante o IV Encontro de Ideias Audiovisuais, da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com a presença de importantes figuras como Jean Lima, diretor-presidente da EBC; Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC; e Alex Braga, presidente da Ancine.
Segundo Antonia Pellegrino, este movimento financeiro é resultado da evolução da parceria institucional entre a EBC e a Ancine. Com quase dois anos de colaboração mútua, a proposta é fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e a TV Brasil, que atualmente tem 126 emissoras afiliadas e ocupa o quinto lugar em audiência na televisão aberta.
O diretor-presidente da EBC, Jean Lima, avalia a iniciativa como um marco na empresa, alinhado às diretrizes do governo federal. O objetivo é fortalecer a marca, ampliar a audiência da TV Brasil, da RNCP, e consolidar o papel da EBC dentro do escopo da comunicação pública.
O Seleção TV Brasil separa o financiamento em sete categorias: infantil, infanto-juvenil, natureza e meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, produção e finalização de longas-metragens e coprodução de novela. Além disso, é o primeiro a ter um recorte de gênero e raça.
O objetivo é investir em obras destinadas à exibição em TV aberta, TV por assinatura e Vídeo por Demanda, ligadas à comunicação pública, educativa, comunitária e cultural. Além disso, o edital visa fortalecer as empresas do setor audiovisual, promover a regionalização do fomento ao setor audiovisual e fortalecer a RNCP.
A apresentação também destacará as estratégias utilizadas pela nova gestão da EBC no reposicionamento da TV Brasil, que, ao final de dois anos de trabalho, volta a ganhar visibilidade e relevância no mercado audiovisual.
As informações completas sobre o programa estão disponíveis no site [selecao.tvbrasil.ebc.com.br](http://selecao.tvbrasil.ebc.com.br/).