O compromisso com a diversidade e inclusão recebeu um forte aliado na última quarta-feira (4). A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ao lado de outras 33 companhias públicas, assinou o ‘Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais’. O acordo, orquestrado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos por meio da Secretaria de Governança das Estatais, surge com o propósito de incrementar estratégias que fomentem ações relacionadas à diversidade e inclusão.
A iniciativa representa um voto de confiança na construção de um ambiente corporativo mais igualitário e respeitoso. Dentre os signatários do pacto, a diretora de Administração, Finanças e Pessoas (Diafi) da EBC, Sabrina Gabeto, ressalta a relevância de participar deste grupo, afirmando que ‘isso permitirá conhecer novas experiências e estratégias para avançarmos em nossas políticas internas de inclusão e promoção de diversidade’.
O compromisso não é apenas da EBC. Além dela, outras 33 empresas estatais se comprometeram com a causa, firmemente apoiadas por ministérios como os dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Igualdade Racial, das Mulheres e dos Povos Indígenas, que contribuíram nas discussões temáticas para a formulação do pacto.
Com a assinatura do acordo, estas empresas objetivam proporcionar valores públicos à sociedade, feitos em um ambiente de troca de aprendizados sobre práticas de equidade e inclusão. O intuito coletivo é que sejam edificadas ações conjuntas, possível otimização de custos, tendo ao seu fundamento o respeito e a valorização das diferenças.
Dessa maneira, acreditam que isso pode melhorar a visibilidade do tema tanto na sociedade quanto no meio empresarial, oferecendo um exemplo de como as empresas podem ser vetores para uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades para todos, independente de gênero, raça, sexualidade ou qualquer outra característica individual.