O tradicional desfile de 7 de setembro, que aconteceu na Esplanada dos Ministérios em Brasília, trouxe à tona este ano uma pauta extremamente relevante no atual cenário: a importância da vacinação. Fazendo jus ao tema, o icônico personagem da saúde brasileira, o Zé Gotinha, fez sua aparição, desfilando sobre o carro do Corpo de Bombeiros.
Dessa forma, o desfile, que foi oficialmente aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, buscou, por meio dessa representação, reforçar o compromisso com a saúde e o bem-estar da população brasileira, em particular a das crianças, que sempre foi o público-alvo das campanhas protagonizadas pelo Zé Gotinha. O desfile também tocou em um tema particularmente sensível: a luta do povo gaúcho contra as fortes inundações que aconteceram em maio.
Para conectar a celebração da data nacional à dinâmica global, o evento este ano também prestou atenção à presidência rotativa do G20 do Brasil, bem como à Cúpula dos Chefes de Estado, que será realizada em novembro na cidade do Rio de Janeiro.
Por fim, o tema central deste ano foi ‘Democracia e Independência’, reforçando o compromisso do país com os princípios democráticos e a emancipação econômica e política. Ministrado sob o slogan ‘É o Brasil no Rumo Certo’, o desfile também reconheceu as conquistas recentes do Brasil, como o apoio e os esforços para a reconstrução do Rio Grande do Sul e a retomada do programa Mais Médicos do governo federal.
Para completar o elenco de participantes, 30 atletas olímpicos que competiram nos jogos de Paris em julho e agosto foram convidados, além do Zé Gotinha. Um dos destaques foi o atleta Caio Bonfim, que conquistou uma medalha de prata inédita para o Brasil na marcha atlética e foi o porta-bandeira do grupo.
Em resumo, o desfile de 7 de setembro deste ano conseguiu conectar eventos históricos, desafios contemporâneos e conquistas, expondo as estratégias e esforços contínuos do país para proteger a saúde da população, afirmando seriedade e a necessidade de comprometimento com a democracia, e destacando a resiliência e força do povo brasileiro.