O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU)é um dos concursos mais prestigiados e disputados do país, englobando candidatos de diversos níveis acadêmicos e áreas de atuação. Para ajudar você a entender as dinâmicas de avaliação, vamos explicar exatamente como calcular a sua nota e quais critérios de eliminação você deve considerar.
Na terça-feira da semana passada (20), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou os gabaritos preliminares das provas objetivas para oito grupos temáticos do CPNU. Com tais gabaritos em mãos, os candidatos agora podem verificar seu desempenho e calcular seus pontos. No entanto, esta é uma nota preliminar, pois os pontos finais ainda consideram a prova discursiva escrita e a avaliação de títulos acadêmicos.
Uma regra geral do CPNU estabelece a eliminação de candidatos com baixo rendimento. No caso dos candidatos do bloco temático 8 (nível médio), a eliminação ocorre quando o aproveitamento é inferior a 30% da pontuação nas provas objetivas, que equivale a ter errado mais de 42 das 60 perguntas do certame. Além disso, nota zero na redação também leva à eliminação. Esta última regra também se aplica aos candidatos dos blocos temáticos de nível superior (blocos de 1 a 7).
No concurso de domingo (18), as 50 questões objetivas especificas das provas dos blocos 1 a 7 foram divididas em cinco eixos temáticos. Cada eixo tem um peso diferente na nota do candidato, de acordo com o cargo pretendido. Assim, as perguntas de alguns eixos temáticos podem ter um peso maior do que as outras dentro de um mesmo bloco de concorrência.
Agnecia Brasil destaca – após consulta às notas preliminares, os números de acertos serão incluídos em uma de três tabelas, cada uma com diferentes pesos. Poderão ser consultados no anexo V dos editais de cada bloco temático.
As notas de corte dependem do desempenho geral dos candidatos em suas respectivas provas objetivas e discursivas. Os editais do concurso também especificam qual o percentual mínimo necessário para a aprovação, que é de 40% para os blocos de nível superior.
Em geral, é importante lembrar que a prova discursiva, vale 100 pontos e tem caráter eliminatório e classificatório. A redação será considerada zerada caso o candidato assine ou deixe qualquer sinal identificável.
Além das 6.640 vagas disponíveis, o concurso nacional unificado também possui um banco de candidatos em lista de espera com mais de 13,2 mil vagas para futuras convocações de aprovados. A lista de espera terá um ranking que considerará a soma de notas nas provas objetivas, as discursivas e as provas de títulos acadêmicos.
O cronograma das convocações para ocupação dos cargos e cursos de formação está previsto para janeiro do próximo ano. Continue acompanhando nossas publicações para se manter atualizado.