Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Curso online de atualização em prevenção ao HIV oferecido pela Fiocruz: Capacitando e Atualizando Profissionais de Saúde.

O curso online intitulado Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV Oral foi lançado recentemente pela Fiocruz com o objetivo de atualizar profissionais de saúde sobre estratégias para prevenção do HIV. Este é um importante passo na ampliação e atualização de conhecimentos, particularmente no uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que desde 2017 tem sido reconhecida como uma das principais estratégias para prevenir a transmissão do HIV no Brasil.

Esta iniciativa de formação é uma cooperação entre o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (Dathi/SVSA/MS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a própria Fiocruz.

O objetivo do curso não é apenas educar, mas também preparar profissionais de saúde para recomendar a PrEP de forma apropriada, identificando os indivíduos que podem se beneficiar dessa estratégia e garantindo o seu acesso à medicação. Além disso, tem como objetivo oferecer acompanhamento e apoio contínuos para esses profissionais.

Com a combinação de dois antirretrovirais – tenofovir e entricitabina – a profilaxia ajuda a bloquear alguns dos caminhos que o HIV usa para infectar o organismo. A estratégia tem se mostrado eficaz quando os medicamentos são tomados corretamente, podendo prevenir a infecção pelo HIV em caso de exposição ao vírus.

Saber quando indicar o uso da PrEP é uma preocupação central para os profissionais de saúde. Entre os fatores que podem recomendar o uso da PrEP estão o não uso de preservativos em relações sexuais, a prática frequente de troca de sexo por bens, e o uso de drogas que alteram a percepção e o comportamento.

A iniciativa Fiocruz trabalha para reduzir o estigma associado ao HIV e à sexualidade, ao mesmo tempo que destaca a importância do acesso à saúde e à educação de qualidade. A formação à distância permite que profissionais de saúde de várias regiões, incluindo áreas remotas, possam se atualizar sem a necessidade de deslocamento e dentro da conveniência de sua rotina de trabalho.

A implementação da PrEP no SUS representa um marco importante na resposta ao HIV/aids no Brasil. O Ministério da Saúde estima que 100 mil pessoas no Brasil usem a PrEP, com mais de 90% delas tendo acesso gratuito pelo SUS. A meta é aumentar este número em 142% até 2027, concentrando-se em pessoas com maior risco de infecção pelo HIV.

Nesse contexto, a oferta do curso online pela Fiocruz reforça a relevância do compromisso educacional na luta contra a transmissão do HIV. Essa oferta visa, sobretudo, divulgar conteúdo atualizado sobre PrEP para alunos de todo o Brasil e de outros países, oferecendo ainda a possibilidade de adquirir habilidades que contribuam para a redução das vulnerabilidades e dos novos casos de HIV.

VEJA MAIS

Técnico português Artur Jorge deixa o comando do Botafogo

O técnico português Artur Jorge não está mais no comando da equipe de futebol profissional…

USP oferece curso gratuito sobre marketing para 2025; inscrições abertas

A USP (Universidade de São Paulo) está com inscrições abertas para um curso sobre tendências…

Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix

As operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento que movimentam recursos financeiros devem…