O Cursinho da Psico, organizado por alunos do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), está com inscrições abertas para as turmas de 2025.
As aulas, voltadas para alunos de escola pública, serão realizadas de segunda à sexta, no período noturno, dentro da própria Cidade Universitária, em São Paulo.
As inscrições, que foram abertas no dia 15 de dezembro e vão até 24 de janeiro de 2025, podem ser feitas neste link. Há também uma fila de espera que fica aberta durante todo o ano, mediante a disponibilidade de vagas.
O contato com os alunos aprovados será feito por e-mail e as aulas começam em fevereiro de 2025. O curso conta com uma taxa de matrícula de R$ 25, que será a única cobrança feita aos alunos ao longo do ano.
O Cursinho da Psico atende exclusivamente jovens e adultos de baixa renda que desejam não somente entrar na USP, mas também em outros vestibulares por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A inscrição de alunos vindos do ensino público é prioritária, além de pessoas trans, refugiados políticos, e egressos ou parentes de egressos do sistema penitenciário.
“Pré universitário”
Além da preparação para as provas, o Cursinho da Psico, que existe desde 1997, também oferece uma disciplina sobre pensamento crítico e participação política aos alunos. Essa é uma característica comum dos chamados cursinhos populares, que costumam ser iniciativas de alunos das universidades para viabilizar a entrada de mais estudantes de baixa renda no ensino superior.
Por conta desse compromisso, o Cursinho da Psico prefere se identificar como pré-universitário, e não apenas pré-vestibular. O Psico também oferece apoio psicossocial aos alunos, por meio de atendimentos e plantões de orientação profissional.
No vestibular passado, no começo de 2024, o Cursinho da Psico colaborou com a aprovação de alunos nos cursos de letras, direito e artes visuais na USP, além de calouros em faculdades públicas no interior de São Paulo e bolsistas em universidades particulares.
O cursinho se financia por meio de uma vaquinha na plataforma Apoia.se, de maneira completamente voluntária e aberta a todos os interessados em colaborar com o projeto.
Cursinho gratuito da Faculdade de Medicina da USP abre inscrições