De acordo com registros recentes, o número de casos de Covid-19 segue em um índice preocupante no Rio de Janeiro, tanto para crianças quanto para adultos. Nas últimas semanas, o Panorama Covid-19 divulgou pela segunda vez consecutiva, indicadores que mostram um aumento considerável dos casos de Covid-19 na cidade.
No entanto, os registros também mostraram indícios de uma possível desaceleração da taxa de crescimento comparada à semana anterior. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na última terça-feira (10), trouxe este dado relevantes, apesar da continuidade da alta dos casos confirmados.
Segundo o boletim, os resultados dos testes PCR, realizados em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública, demonstraram um aumento de 3% para 9%. Paralelamente, os testes rápidos de antígeno apresentaram um crescimento de 4% para 8% nos resultados positivos. Contudo, foi verificada uma redução nos resultados dos testes rápidos em laboratórios da rede privada, caindo de 7% para 5%. Vale ressaltar que a maioria das amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) testou positivo tanto para rinovírus quanto para Covid-19.
Os dados também evidenciaram um crescimento de 32% nos atendimentos de crianças com sintomas de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), elevando o total de 731 para 966 casos. No caso dos adultos, a elevação também foi nota-se, chegando a uma alta de 17%.
Os dados utilizados para o Panorama Covid-19 provém de diversas fontes confiáveis, incluindo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio, o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), o Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a rede Dasa de laboratórios privados.