Condenação Brasileira à Ação de Israel Contra António Guterres, Secretário Geral da ONU

A recente ação israelense contra o importante representante da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, tem provocado indignação na comunidade global. O Brasil, como participante ativo da política mundial, expressou seu descontentamento, condenando a movimentação do governo de Israel.

Sem dúvidas, a marca de ‘persona non grata’ atribuída ao Secretário Geral da ONU, António Guterres, por Israel, teve um eco substancial nas esferas diplomáticas. Segundo release emitido no dia 4 pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o ato provoca impactos em torno de assuntos de suma importância para a região do Oriente Médio. Afeta, diretamente, os esforços para o estabelecimento de um cessar-fogo na região, a libertação de reféns e a efetivação da solução de dois Estados, configurada por um Estado Palestino independente convivendo com Israel em harmonia e segurança.

Um dia antes, em 2 de fevereiro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, não só atribuiu a marca de ‘persona non grata’ a Guterres, mas também baniu sua entrada no território israelense. Para Katz, a imagem de Guterres ficará para a posteridade “como uma mácula na história da ONU”.

A resposta do Brasil exalta o papel central da ONU e lamenta as consequências que tal ação pode trazer. Sobretudo, o desvio que a mesma acarreta do caminho à paz, objeção principal da criação da ONU no pós-Segunda Guerra Mundial. Neste contexto, o ato também diminui o potencial para estabelecer uma solução pacífica na instável região do Oriente Médio.

Concluindo, a posição do Brasil manifesta o forte apoio à ONU, especialmente a seus ramos, a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança, no objetivo contínuo de restaurar a paz no Oriente Médio e promover uma solução de dois Estados.

VEJA MAIS

Jovens de comunidade periférica do Recife tocarão para o Papa Leão

A vassoura, como o corpo do violoncelo. O lápis, como o arco que desliza sobre…

Classificar Antifa como terrorista aumenta repressão política nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou esta semana um decreto que designa o movimento…

Prêmio de R$ 80 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.920 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…