Christopher Garman: Trégua entre China e EUA é cenário positivo para o real

O diretor-executivo para as Américas da Eurasia Group, Christopher Garman, afirma que a recente trégua tarifária entre os Estados Unidos e a China representa uma notícia positiva para o Brasil.

Segundo Garman, embora o acordo possa limitar o potencial aumento das exportações do agronegócio brasileiro para o mercado chinês, os benefícios gerais superam esse custo relativo.

Garman argumenta que a trégua evita um cenário econômico global mais desastroso, que poderia afetar negativamente todos os países, incluindo o Brasil.

Para o diretor da Eurasia, antes do acordo, havia o risco de uma guerra comercial mais profunda entre as duas potências econômicas, o que poderia resultar em uma ruptura nas cadeias de comércio global e uma possível recessão mundial.

“Nesse cenário, países com vulnerabilidades macroeconômicas, como o Brasil, poderiam enfrentar uma desvalorização significativa de sua moeda, levando a um cenário de menor crescimento e maior inflação”, observa Garman.

Na avaliação de Garman, com a trégua — embora não se afaste completamente a possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos —, espera-se que seja mais branda, resultando em um desaquecimento mais suave da economia global. Segundo ele, isso pode beneficiar o Brasil de várias maneiras:

1. Menor desvalorização do real, com possibilidade de apreciação;
2. Ambiente global mais propício para atrair investimentos chineses para o Brasil;
3. Potencial para acordos comerciais, como o anunciado com a União Europeia;
4. Impacto econômico menos severo para o país.

Garman conclui que, mesmo com o agronegócio não obtendo ganhos tão expressivos, o Brasil sai beneficiado de forma mais ampla com essa trégua tarifária entre Estados Unidos e China.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Oposição critica falas de Lula e Janja sobre TikTok em reunião com Xi

Líderes da oposição criticaram as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e…

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

A Agência de Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa (Anvisa) iniciou este mês um novo ciclo de…

Senador pede ao MPF investigação de associações excluídas pela AGU em ação

O líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), acionou o Ministério Público Federal…