A mega competição esportiva, os Jogos Paralímpicos, se aproxima e os primeiros atletas brasileiros começaram a chegar à Vila Paralímpica em Paris neste 21 de agosto. A contagem regressiva para o início do evento, marcado para o dia 28 de agosto e terminando em 8 de setembro, está quase concluída.
A primeira leva de atletas brasileiros, totalizando 75, pertencem aos times de remo, tênis de mesa, vôlei sentado, tiro com arco, halterofilismo e bocha. A próxima equipe a se instalarem na Vila deve ser o time de goalball, somando um total de doze atletas entre os jogadores masculino e feminino. Sua chegada está planejada para a próxima quinta-feira, 22 de agosto.
A delegação brasileira deve ser distribuída na Vila de maneira escalonada, com a presença dos esgrimistas sendo completada até o dia 30 de agosto. Os jogadores ficarão hospedados em dois edifícios da Vila, sendo o D10 com 64 quartos destinados a alojar 226 atletas e o D11, com 44 apartamentos para 28 atletas.
Mariana D’Andrea, campeã paralímpica de halterofilismo nos Jogos de Tóquio, expressou sua animação ao chegar na Vila: “Cada vez que participo dos Jogos, vivo experiências diferentes. Essa é minha terceira participação e, quando entrei aqui, senti uma energia super-positiva. Acabei de chegar e [só] estou apaixonada. Está tudo muito lindo. Será algo perfeito para nós”.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), através de seu Diretor de Esportes de Alto Rendimento, Jonas Freire, também elogiou a preparação do espaço para os atletas paralímpicos ao longo do Rio Sena. O comitê organizador local e o Comitê Paralímpico Internacional mostraram uma atenção especial à questão da acessibilidade desde o começo da estruturação do espaço. A Vila Paralímpica é totalmente acessível e oferece uma total autonomia para pessoas com deficiência, afirmou ele. Todas as acomodações, instalações de treinamento e áreas de competição foram elogiadas por sua total acessibilidade, proporcionando autonomia para os atletas com deficiência.