Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros: Conclusão das Provas e Perspectivas para 2024

As provas de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, mais conhecidas como Celpe-Bras, vão até hoje, finalizando o período de aplicação tanto dentro como fora do Brasil. Esta é a segunda edição do exame para o ano de 2024.

O processo de certificação envolve diversos postos ao redor do mundo, com 109 instituições credenciadas para realização. Destas, 46 estão localizadas no Brasil e as outras 63 distribuídas entre diferentes países estrangeiros.

O exame Celpe-Bras é uma iniciativa oficial do governo brasileiro e serve para autenticar o domínio do idioma português por estrangeiros, seja de forma oral ou escrita. A certificação é reconhecida por universidades e empresas brasileiras, além de processos de revalidação de diploma médicos e processos de naturalização.

A proficiência em língua portuguesa é aferida através de duas partes do exame – a escrita e a oral – sendo cada uma estruturada para avaliar a habilidade do candidato no uso do idioma. A parte escrita do exame dura até três horas e consiste em quatro tarefas de produção de texto,

No processo, áudios e vídeos são apresentados duas vezes e o candidato deve completar as respectivas tarefas dentro do tempo estipulado. A segunda parte do exame trata da compreensão e produção oral, que dura cerca de 20 minutos, tempo no qual o candidato interage face a face com o avaliador e um observador.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o organizador do Celpe-Bras e, para esta edição do exame, foram registradas 3.957 inscrições de estrangeiros de 31 países diferentes. Dos inscritos, a maior parte são falantes nativos do espanhol, seguidos de falantes do francês e do inglês.

O Celpe-Bras é um certificado altamente valorizado e buscado por estrangeiros interessados em cursar graduação ou pós-graduação em universidades brasileiras. Dessa forma, o certificado também é utilizado por profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil, tornando-se uma ferramenta de validação de diplomas.

As provas são aplicadas semestralmente em postos credenciados espalhados pelo Brasil e pelo exterior, incluindo missões consulares, centros culturais e outras instituições focadas na promoção e difusão do idioma português. Anualmente, atendimentos especializados são oferecidos para pessoas com alguma deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com exigências específicas. Aos que necessitam, é possível requisitar o tratamento pelo nome social.

Os resultados desta segunda edição do ano do exame serão divulgados em 16 de dezembro e os participantes poderão acessá-los através do Sistema Celpe-Bras, cadastrando um login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

VEJA MAIS

Após mortes em São Paulo, Senacon faz alerta sobre bebidas adulteradas

Uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no estado de…

Aposta simples de Porto Alegre leva R$ 80 milhões na Mega-sena

Uma aposta simples feita em Porto Alegre acertou as seis dezenas do concurso 2.920 da…

Brasil leva 6 medalhas no 2º dia do Mundial de atletismo paralímpico

O segundo dia de provas no Mundial de atletismo paralímpico em Nova Déli, na Índia,…