Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ceagesp Prevê Investimentos Estruturais Após Sair do PND

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou que a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) passará por uma etapa de investimentos em suas estruturas. Recentemente, a companhia saiu do Programa Nacional de Desestatização (PND), um fator que resultou em uma defasagem de investimentos na infraestrutura, abordando aspectos como hidráulica, telhados e asfalto.

O ministro Teixeira expressou otimismo, afirmando que estas pendências serão revertidas em 2025. Segundo ele, a saída permite dois tipos de investimentos, o investimento direto da empresa e o investimento público, que pode ser realizado através de emendas parlamentares. Além disso, a saída do PND também permite que a empresa seja incluída no Orçamento de 2025, para aqueles investimentos que podem ser realizados a curto prazo.

O principal investimento virá através de parcerias estratégicas, como convênios com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para financiamento de estruturas de armazenamento público, e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando a qualificação de agricultores e distribuidores.

Além dessas medidas, o ministro destacou que será realizado um estudo para abertura de armazéns voltados à agricultura familiar, administrados pela Ceagesp. A ideia é ampliar a vocação para que produtores familiares e cooperativas venham vender na central de entrepostos.

Durante o anúncio, Teixeira confirmou a continuidade de José Lourenço Pechtoll como diretor-presidente da Ceagesp. Com 15 anos na companhia, Pechtoll assumiu o cargo de forma interina, após a morte de Jamil Yatim.

Finalmente, a Ceagesp informou que um estudo está sendo conduzido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) para mapear cargos e funções na companhia. Suas conclusões irão auxiliar na próxima seleção pública, e no processo de reestruturação de carreiras da companhia. A conclusão deste estudo está prevista para daqui a dez meses, e ainda não há data prevista para o próximo concurso público.

VEJA MAIS

Maíra Cardi: quando sangramento pode indicar aborto espontâneo?

A influenciadora Maíra Cardi, 41, revelou em suas redes sociais na quinta-feira (2) que perdeu…

Dino manda suspender repasses de emendas a 13 ONGs que não cumprem transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3) a suspensão…

Venezuela oferece US$ 100 mil por prisão de opositor de Maduro

Às vésperas da posse para o terceiro mandato do presidente venezuelano Nicolás Maduro, autoridades do…