Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasília celebra Dia da Independência 7 de Setembro com Desfile Temático Histórico

O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, este ano irá capturar os feitos, lutas e esperanças da nação, com um lema conciso e elocutivo: “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. A celebração que começa às 8h, será presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dividirá as atenções em três principais eixos temáticos.

O primeiro eixo realçará a presidência rotativa do Brasil no grupo das 19 maiores economias do mundo, além dos países da União Europeia e União Africana, com estudantes portando 21 bandeiras que representam estes países e blocos regionais. O Brasil tem demonstrado sua liderança promovendo o lema de Construindo um mundo justo e um planeta sustentável e hospedará a Cúpula do G20 este Novembro, no Rio de Janeiro.

Na sequência, o segundo eixo irá homenagear a valentia e solidariedade dos profissionais que atuaram, enfrentando adversidades naturais, no apoio e reconstrução do Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas e enchentes que resultaram em calamidade pública na região em maio. Foram mais de 71 mil pessoas resgatadas, além de inúmeros animais, com a reconstrução de escolas, unidades de saúde e instalações públicas, através da Operação Taquari II, coordenada pelo Ministério da Defesa.

A celebração terminará com um foco crítico e relevante no tema da saúde, o terceiro eixo do evento. A retomada das campanhas de vacinação e a expansão dos serviços públicos de saúde, com um destaque especial para o programa Mais Médicos, representam um marco de progresso e dedicação à saúde da população, fundamentalmente das crianças.

Na celebração deste 7 de Setembro, participarão 8.812 pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas olímpicos, em demonstração do espírito unificado e resoluto do país. O mascote brasileiro Zé Gotinha, a presença de 30 atletas olímpicos e 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal que desfilarão com as bandeiras de cada uma das 27 unidades da federação e bandeiras do G20, demonstraram a união e pluralidade da nação.

A participação pública é vital e estimada em cerca de 30 mil pessoas. Independentemente do reconhecimento do passado e do pensamento alinhado ao futuro, o 7 de Setembro é uma meticulosa e orgulhosa celebração da jornada do Brasil, um dia que exige união, espírito patriótico e compreensão da complexidade do caminho do país.

VEJA MAIS

Registros de ocorrências no Réveillon caíram no Rio de Janeiro

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Maíra Cardi: quando sangramento pode indicar aborto espontâneo?

A influenciadora Maíra Cardi, 41, revelou em suas redes sociais na quinta-feira (2) que perdeu…

Dino manda suspender repasses de emendas a 13 ONGs que não cumprem transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3) a suspensão…