Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasil conquista primeira medalha paralímpica em duplas de Tênis de Mesa

Cátia e Joyce Oliveira, as atletas brasileiras do tênis de mesa, garantiram a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris nesta quinta-feira (29). Após uma vitória decisiva em 20 minutos contra as egípcias Ola Soliman e Fawzia Egy Elshamy por 3 sets a 0 (11/1, 11/7, 11/4), a dupla avançou para a semifinal da categoria WD5 (atletas cadeirantes) na Arena Paris Sul.

Como a modalidade não possui disputa de bronze, a dupla formada por estas duas atletas garantiu no mínimo um terceiro lugar. Ambas as Paulistas serão parte das semi-finais e finais que ocorrerão na sexta-feira (30), com a vaga na decisão sendo definida às 7h, horário de Brasília.

Este é o primeiro prêmio paralímpico para Joyce e o segundo para Cátia, que havia conquistado o bronze individual em Tóquio, três anos atrás. Diante delas, terão a equipe da Coréia do Sul, formada por Su Yeon Seo e Jiyu Yoon, que avançaram diretamente para as semi-finais como cabeças de série. Se vencerem, Cátia e Joyce disputarão a final a partir das 16h.

Na mesma categoria que as duas, outra parceria brasileira foi eliminada nas quartas de final. Carla Maia e Marliane Santos foram derrotadas pelas chinesas Jing Liu e Juan Xue por 3 sets a 0 (11-5, 11-4, 11-2). Outras três duplas brasileiras também iniciaram sua jornada paralímpica.

Luiz Manara e Cláudio Massad venceram os espanhóis Jorge Cardona e Ander Cepas por 3 sets a 1, na categoria MD 18 (categoria masculina para atletas com alto comprometimento físico-motor). Carla Maia competirá na próxima quinta-feira (5 de setembro) na disputa individual da categoria WS1-2.

Já na categoria feminina de duplas WD5, Carla Maia e Marliane Santos foram superadas pelos chineses Jing Liu e Juan Xue por 2 sets a 0. A dupla brasileira Sophia Kelmer e Jennyfer Parinos também enfrentaram uma derrota para as chinesas uiyan Xiong e Chunxiao Hao, na categoria W20.

Próximas estreias do Brasil incluem as oitavas de finais com Lucas Arabian e Cátia Oliveira enfrentando Panfeng Feng e Ying Zhou da China, na categoria de duplas mistas XD7. Em tempos ainda a serem determinados, teremos Luiz Manara e Danielle Rauen, bem como Paulo Salmin e Bruna Alexandre ainda sem adversários determinados, também em disputas de duplas mistas XD17.

VEJA MAIS

CNN Brasil fecha 2024 como vice-líder em alcance na TV paga e recorde em outras plataformas

A CNN Brasil alcançou 32 milhões de pessoas em 2024 no Pay TV, assegurando a…

Palmeiras quer manter Vitor Reis e transformá-lo no zagueiro mais caro do Brasil

O Palmeiras vê o assédio sobre Vitor Reis aumentar, mas não deve negociá-lo tão cedo. O planejamento…

Enem: 6 séries atuais para usar como repertório na redação

Um requisito da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é usar…