Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasil comemora 202 anos de Independência nos Desfiles de 7 de Setembro em Brasília

Marcando o 202º aniversário de independência do Brasil, os desfiles de 7 de Setembro foram realizados na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Com a temática de ‘Democracia e Independência – Brasil no Rumo Certo’, o evento foi aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Chegando em um carro aberto Rolls-Royce, usado tradicionalmente nas cerimônias, Lula foi saudado pelo público que oscilava pelas arquibancadas da Esplanada.

O presidente foi recebido pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e pelos líderes das três Forças Armadas. Eles compartilharam o palco de honra com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, líderes do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, e outros ministros, incluindo os das pastas da Justiça, Casa Civil, Relações Institucionais, Mulheres, Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Foi também presenciado por figuras políticas regionais, incluindo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e seu colega do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Este último estava acompanhado do ministro encarregado da recuperação daquele estado que sofreu com fortes chuvas em maio.

Este ano, as celebrações do Dia da Independência organizaram-se em torno de três eixos temáticos. Primeiro, a presidência rotativa do Brasil do G20 e a Cúpula de chefes de Estado em novembro, na cidade do Rio de Janeiro; segundo, os esforços para reconstruir o Rio Grande do Sul; e terceiro, a ampliação da proteção da população, especialmente por meio de campanhas de vacinação e serviços de atendimento primário em saúde.

Com a estimativa da organização do evento de que 30 mil pessoas compareçam à celebração, este foi um evidente momento de amplo reconhecimento do caminho de independência e progresso do país. Entre os presentes também estavam 30 atletas olímpicos que competiram recentemente em Paris, além do querido mascote da vacinação brasileira, o Zé Gotinha.

VEJA MAIS

Registros de ocorrências no Réveillon caíram no Rio de Janeiro

Registros de ocorrências relacionados ao Réveillon caíram em todo o estado do Rio, de acordo…

Maíra Cardi: quando sangramento pode indicar aborto espontâneo?

A influenciadora Maíra Cardi, 41, revelou em suas redes sociais na quinta-feira (2) que perdeu…

Dino manda suspender repasses de emendas a 13 ONGs que não cumprem transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3) a suspensão…