O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) assumiu controle de um incêndio na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie), chamada de Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo. Este é um importante local ecológico localizado entre o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e o Jardim Zoológico de Brasília, sendo lar da nascente do Lago Paranoá. Acrfortunadamente, nenhuma pessoa ficou ferida no incidente.
O incêndio começou ao redor das quadras 14 e 15 do Setor de Mansões Park Way. Devido à sua proximidade com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-25), os bombeiros suspeitam que o incêndio pode ter sido causado por ação humana. O DF tem enfrentado uma prolongada temporada seca, sem chuvas por mais de 120 dias, similar ao que tem ocorrido em outras partes do Brasil.
O incidente ocorreu durante o horário de maior temperatura no DF. Ele começou pouco antes do meio-dia, às 11h48, e durou até às 16h. Durante esse período, a temperatura atingiu 31 graus Celsius e a umidade foi de apenas 24%. A área total afetada será determinada após uma análise de imagem de satélite que acontecerá na segunda-feira (26).
O esforço para combater o incêndio exigiu o empenho de trinta e cinco soldados utilizando carros de água, bombas de água individuais, abafadores e sopradores mecânicos. Infelizmente, o incêndio ocorreu em uma área repleta de vida silvestre, lar de várias espécies ameaçadas bem como rota de pássaros migratórios. Entre os organismos identificados foram encontradas serpentes Chironius (cobras-cipó) carbonizadas.
Mais de uma dezena de incêndios foram combatidos pelo CBMDF só neste dia, indicando a quantidade de desafios que a força de bombeiros está enfrentando. Ainda segundo os bombeiros, a previsão de chuva para os próximos 15 dias em Brasília é de apenas 5%, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Essa previsão aponta para a continuidade de condições desafiadoras para a prevenção e combate aos incêndios na região.