Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

BNDES hospeda discussão sobre a Construção de um Estado Socialmente Justo

Texto_largo:
Organizações sociais, especialistas universitários e representantes de instituições internacionais estarão reunidos, de segunda-feira (22) a sexta-feira (26), para debater a construção de um Estado que promova equidade social e sustentabilide ambiental. O evento, intitulado Estados do Futuro, acontecerá na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro e ocorrerá paralelamente à reunião do G20, que congrega os ministros das finanças e presidentes de Bancos Centrais das 19 economias mais robustas do mundo, incluindo União Europeia e União Africana.

Iniciando antes da reunião do G20 na quarta-feira (24), o evento Estados do Futuro já contará com a presença de vice-ministros, secretários e diretores financeiros do BNDS e dos Bancos Centrais para discussões preliminares na segunda e terça-feira (23). O encontro contará com conferências principais e painéis no formato de talk-show.

Entre os indivíduos de destaque confirmados para o evento, estão o presidente eleito do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet. Ademais, especialistas renomados, como o líder indígena Ailton Krenak, membro da Academia Brasileira de Letras; Denise Ferreira da Silva, professora da Universidade de Nova York; Mariana Mazzucato, diretora fundadora do Instituto para Inovação e Propósito Público da University College London; e Ha-Joon Chang, professor da Universidade de Londres e renomado autor, também marcarão presença.

O objetivo central do Estados do Futuro é abordar e debater os grandes desafios que governos ao redor do globo têm enfrentado recentemente. Avanços tecnológicos, crises de saúde como a pandemia da Covid-19, mudanças climáticas, ameaças à segurança transnacional e mudanças estruturais no mercado de trabalho são alguns dos temas que norteiam a necessidade da construção de um modelo de desenvolvimento mais resiliente, sustentável e socialmente justo.

De segunda a quarta-feira, os participantes do evento discutirão os desafios atuais de política industrial, econômica e de sustentabilidade, ainda sentindo os impactos da pandemia de Covid-19. A transmissão ao vivo do evento será feita pelo canal do BNDES no Youtube. Além disso, serão debatidos também o papel do Estado para liderar as mudanças necessárias, sugerindo soluções que reformem as instituições para tornar os Estados mais ágeis e resilientes.

A quinta e sexta-feira serão reservadas para seminários e mesas de diálogo social simultâneos, realizados por especialistas nacionais e internacionais e organizações civis. Diversos temas serão abordados, como transformação digital, diversidade, inclusão, futuro do trabalho no serviço público e transformação da educação.

O evento será aberto pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Além do BNDES, o encontro Estados do Futuro é promovido pelos Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; das Relações Exteriores; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), a Maranta, a Open Society Foundations e o Instituto República.org também apoiam a realização deste importante evento.

VEJA MAIS

Companhias aéreas brasileiras estão entre as mais pontuais do mundo

Pode não ser uma surpresa para quem saiu de férias este ano, mas as Nações…

Ex-MasterChef nega estupro contra menina de 12 anos e diz que garota mentiu idade

A defesa do ex-participante do reality show MasterChef Jason de Souza Junior nega que ele…

Clube da Premier League anuncia 1º jogo em estádio que custou R$ 6 bilhões

A Premier League está prestes a ganhar mais um palco. Isso porque o Everton anunciou o…