Em agosto deste ano, o setor automotivo observou um aumento significativo em financiamentos, com um salto de 14,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este crescimento engloba veículos novos e usados, impulsionado por diversos fatores econômicos.
A principal força motriz por trás desta alta foi a melhoria da renda, aumento da oferta de trabalho e a perspectiva de estabilidade econômica. No total, foram negociadas 631 mil unidades, contra 550 mil unidades de veículos novos e usados vendidos através de financiamentos em agosto de 2023. O aumento nas vendas financiadas em relação a julho deste ano foi de 0,9%, quando 626 mil unidades foram negociadas.
Pesquisas realizadas pela B3 (Bolsa do Brasil) indicam que este crescimento é um excelente indicador de recuperação econômica. Os veículos leves não ficaram de fora, apresentando também aumento de 14,8% na comparação com agosto de 2023, embora tenha havido uma pequena queda de 3,1% em relação a julho deste ano.
Já o financiamento de veículos pesados, um indicativo de investimento em infraestrutura e logística, teve um crescimento de 14,1% na comparação com agosto do ano passado. Este dado sugere que as empresas de logística estão renovando suas frotas.
Destaque para o financiamento de motocicletas, que foi 15,1% maior em agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior e 13,8% maior do que o financiado em julho deste ano. Segundo Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, o segmento de motos se mantém como destaque, com um acumulado de crescimento de 29% no ano ao comparar com o mesmo período do ano anterior.
Ressalta-se também a performance de automóveis e comerciais leves, que representam mais de 70% do total de veículos financiados e apresentaram um crescimento de 21% na mesma base de comparação.
Tais dados são provenientes do Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3, que compila as restrições financeiras de veículos utilizados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional. Estes números, portanto, representam uma visão abrangente do mercado brasileiro de financiamento automotivo, mostrando sinais de recuperação e crescimento contínuo, apesar dos desafios econômicos ainda presentes.