Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, é nomeado cardeal

O papa Francisco nomeou, na tarde deste sábado (7), no Vaticano, 21 novos cardeais, entre os quais o brasileiro dom Jaime Spengler, atual arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

Foram também indicados representes do Peru, da Argentina, do Equador, Chile e Japão, das Filipinas, da Sérvia, Costa do Marfim e Argélia.

Com isso, o Colégio Cardinalício passa a ser composto por 256 membros, dos quais 141, com idade abaixo de 80 anos, eleitores e aptos a votar em um eventual conclave para escolher o próximo papa.

Natural de Gaspar, em Santa Catarina, dom Jaime Spengler tem 64 anos e é franciscano. Com atenção constante pela ecologia e a crise climática, dom Jaime é o segundo arcebispo da capital gaúcha a ser indicado ao cardinalato. O primeiro foi dom Vicente Scherer, que morreu em 1996, aos 93 anos.

Antes de aderir ao sacerdócio, dom Jaime trabalhou por cinco anos na indústria têxtil, ocupando cargos de responsabilidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa, neste…

Enem: veja 4 vezes em que Tiradentes caiu nas provas

Símbolo da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, já foi tema de…

Imposto do frango: tarifa de 1963 molda mercado de picapes dos EUA; entenda

É chamado imposto do frango, mas é cobrado sobre picapes. E isso mostra exatamente por…