Iniciada na terça-feira (27), a 3ª Edição da Olimpíada Mirim (Obmep) conta com a participação significativa de mais de 4,4 milhões de estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, provenientes de 30,7 mil escolas públicas e privadas de todo o país.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), esta competição científica tem como finalidade transformar a relação dos estudantes com matemática, introduzindo aspectos lúdicos e criativos às propostas de aprendizado. Assim, a Olimpíada Mirim tem como público-alvo tanto os alunos quanto os professores dos anos iniciais da educação básica.
O aumento no número de participantes nesta edição reforça a crescente aceitação e o sucesso da iniciativa no contexto da educação fundamental, conforme destaca o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana. A Olimpíada Mirim é dividida em duas fases, ambas conduzidas nas instituições de ensino participantes.
A primeira fase consiste em uma prova classificatória, composta por 15 questões de múltipla escolha. Os alunos que se classificarem nesta etapa poderão participar da segunda fase da prova, marcada para 12 de novembro, que também tem 15 questões objetivas. O conteúdo das provas é adaptado ao grau de escolaridade dos estudantes, que são divididos em dois níveis: Mirim 1 para alunos do 2º e 3º ano, e Mirim 2 para os do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Esta é a terceira edição da competição voltada para os estudantes em suas primeiras etapas de formação acadêmica. O processo de inclusão de classes mais jovens começou em 2018 pelo Impa, com a Obmep – Nível A, destinada aos estudantes do 4º e 5º anos. Agora, com a Olimpíada Mirim, iniciada em 2022, o projeto também inclui alunos do 2º e 3º anos.
A Olimpíada Mirim é organizada pelo Impa, com o apoio da B3 Social, da Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição é patrocinada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), comprovando seu caráter de relevância para a formação dos futuros cidadãos brasileiros.