Domingo, 18 de Agosto, marcou a realização das provas do Concurso Unificado, evento que atraiu cerca de um milhão de candidatos. Em seguida, a consequente segunda-feira foi caracterizada por intensas análises dos conteúdos questionados, correções extraoficiais e comentários gerais sobre as provas. A expectativa recai agora para a divulgação dos gabaritos oficiais preliminares, prevista para a terça-feira subsequente ao dia de exames.
Relatos de participantes variam. Rebeca Velozo, criadora de conteúdo digital e advogada, que prestou o teste no Recife para o bloco temático 7 – Gestão Governamental e Administração Pública, opinou que a prova levou em consideração o entendimento do candidato mais do que a memorização de fatos específicos. A jornalista Raquel Monteath destaca que, apesar de as provas serem cansativas, foram bem elaboradas e trouxeram questões pertinentes.
Em Brasília, a primeira experiência da sanitarista Laís Relvas em concursos públicos foi marcada por questões desafiadoras e o anseio por um maior tempo dedicado à prova discursiva. A assessora de imprensa Lídia Maia, confessa que mesmo sem estar totalmente preparada para o concurso, decidiu fazer a prova e deixou claro que seu foco agora está voltado para o Concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A elevada taxa de abstenção, superior a 50%, foi uma surpresa para muitos. O professor de português e administração, Eduardo Cambuy, explica que esta porcentagem era esperada considerando a alta quantidade de inscrições e o adiamento da data do concurso, que ocorreu devido chuvas intensas no Rio Grande do Sul.
Opiniões à parte, o momento agora é de espera. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos notificou que aqueles que não preencheram completamente a identificação no cartão de respostas serão automaticamente eliminados. Aguarda-se para o término deste capítulo a divulgação do resultado definitivo prevista para 21 de novembro. O passo seguinte será a convocação para posse e realização de cursos de formação iniciados em janeiro de 2025.