Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Análise: Tom “ácido“ usado pelo PT para explicar alta do dólar chama atenção

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma resolução abordando diversos temas, incluindo a recente alta do dólar, que ultrapassou os R$ 6 na última semana.

A analista política Clarissa Oliveira destacou durante o CNN Prime Time deste sábado (7) o tom “extremamente ácido” utilizado pelo partido para explicar esse aumento.

Segundo a resolução, a alta do dólar seria “fruto dos especuladores do mercado”. No entanto, Clarissa Oliveira aponta que essa explicação ignora a ‘confusão de comunicação’ do governo no processo de apresentação do pacote de corte de gastos.

Falha na comunicação governamental

O presidente Lula admitiu recentemente ter errado na comunicação sobre o pacote de corte de gastos. A analista explica que o governo tentou anunciar as medidas de austeridade com a reforma do imposto de renda, uma decisão considerada “absolutamente inoportuna”.

“O governo não queria arcar com o ônus político-eleitoral do pacote de corte de gastos, do corte inclusive na área social”, afirma Clarissa.

Ela acrescenta que a tentativa do PT de responsabilizar o mercado financeiro faz parte de uma estratégia para sugerir que “a economia está ótima” e que o mercado estaria jogando contra o governo Lula.

Críticas ao Banco Central e incertezas futuras

A resolução do PT também inclui críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que deixará o cargo em breve. Clarissa Oliveira observa que o partido esperava uma melhora na economia e uma propensão à queda dos juros a partir da virada do ano, coincidindo com a posse de Gabriel Galípolo no comando do BC.

No entanto, o cenário econômico não evoluiu conforme o esperado, com a persistência de altas taxas de juros. Diante disso, a analista questiona quem será o próximo “inimigo” do PT, sugerindo que o partido pode focar suas críticas nos “especuladores do mercado financeiro” em breve.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Força Nacional reforça policiamento em terra indígena no Paraná

O Ministério da Justiça e Segurança Pública aumentou em 50% o efetivo da Força Nacional…

Governo brasileiro condena bombardeios em zona humanitária segura

O Ministério das Relações Exteriores publicou na noite de sexta-feira (3) uma nota condenando os…

Acusado pela morte de bicheiro Fernando Iggnacio é preso no Paraguai

O ex-policial militar Pedro Emanuel D’Onofre Andrade Silva Cordeiro, conhecido como Pedrinho, acusado de participação…