Um grupo de estudantes do Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança) ficou em primeiro lugar no hackaton promovido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em novembro.
Raí de Oliveira, 19, Ana Clara Madureira Marques, 20, e Kaleb Carvalho, 19, tornaram o Portal de Periódicos da Capes mais fácil de usar e atrativo para a geração Z. Os três jovens de São Paulo levaram a premiação entre mais de 50 equipes do Brasil.
O Portal de Periódicos da Capes é um acervo científico virtual, que reúne e disponibiliza conteúdos
produzidos no país. No hackathon, a Capes pedia que os participantes incluíssem automação e inteligência artificial no portal, além de melhorar a experiência do usuário.
Para começar o trabalho, os alunos buscaram professores do Inteli que usam a plataforma para entender quais eram suas dores em relação à plataforma.
Após as conversas, os estudantes decidiram tornar a plataforma mais parecida com uma rede social, com recomendações de conexão com outros pesquisadores, por exemplo. “Esse design voltado para rede social facilita o networking e atrai a geração Z“, comentou Raí à CNN.
Outra semelhança com as redes sociais é a possibilidade de salvar artigos em diferentes pastas, de acordo com os interesses do pesquisador. “É para organização, como se fossem playlists”, acrescentou Kaleb.
O grupo também deixou a busca de informação mais rápida. Para isso, incluíram um chatbot nos artigos. “A pessoa pode perguntar sobre aquele tema e o bot responde se o artigo está relacionado ao que a pessoa buscou”, explicou Ana.
O grupo ficou em primeiro lugar no hackathon entre mais de 50 equipes de todo o país e levou o prêmio de R$ 8 mil. Os estudantes também têm a expectativa de que suas sugestões sejam implementadas no Portal de Periódicos da Capes.
Pesquisa revela as áreas de estudo mais desejadas pela geração Z