O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo eminente, conhecido como alerta laranja, relacionado à baixa umidade do ar para dezesseis estados brasileiros, além do Distrito Federal. A informação vem acompanhada de um alerta de amarelo – de perigo potencial – para os estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.
Os estados sob o alerta laranja, que indicam uma umidade relativa do ar entre 12% e 20%, são: Tocantins, Rondônia e Pará, na Região Norte; Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, na Região Nordeste; Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste; e o Paraná, na Região Sul.
Diante desta situação, o Inmet orienta a população a seguir determinadas medidas para evitar problemas de saúde relacionados a baixa umidade do ar. Entre as recomendações, está o consumo de mais líquidos e a evitação de atividades físicas e exposição ao sol durante o período mais quente do dia, isto é, das 10h às 16h. A população também é aconselhada a intensificar o uso de hidratantes para a pele, bem como a umidificar os ambientes internos.
Em Brasília, capital do país, o dia mais seco do ano foi registrado recentemente com uma umidade de apenas 7%. Hoje, a umidade relativa do ar subiu um pouco, mas ainda é baixa, em 12%. A temperatura está alta, chegando a 31ºC às 15 horas. No momento, não há previsão de chuva para a cidade nos próximos dias, o que preocupa as autoridades e habitantes locais diante do cenário de umidade extremamente baixa. Com o alerta laranja mantido, espera-se que a população tome as devidas precauções para minimizar os efeitos do clima seco.