Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alerta de Baixa Umidade no Centro-Oeste do Brasil: Precauções e Recomendações do INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia, a conhecida instituição INMET, divulgou recentemente um aviso de baixa umidade para as áreas específicas dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, pertencentes à região do Centro-Oeste brasileiro.

O alerta, que recebeu um grau de severidade denominado de grande perigo, anuncia que a porção mais crítica do dia em termos de umidade relativa do ar será após às 14h da data de hoje. Em relação à previsão, estima-se que a umidade do ar estará abaixo de 12% nas seguintes regiões: centro, ao leste, ao norte, ao noroeste e o sul goiano; também no nordeste e ao norte mato-grossense; e, por fim, na região ocidental e oriental do Tocantins.

Um segundo alerta do INMET foi emitido também para o dia de hoje, alertando o perigo de baixa umidade, com a variação da umidade relativa do ar entre 20% e 12%, para as regiões do sudeste do estado Pará; nordeste mato-grossense; partes oriental e ocidental de Tocantins; leste, oeste e centro do Maranhão; sudeste, sudoeste e centro-norte do Piauí; sertões cearenses; extremo oeste baiano; centro, leste e sul goiano; triângulo mineiro; alto Paranaíba; noroeste, norte e central de Minas Gerais; e também no Distrito Federal.

Ainda, um aviso de perigo potencial para baixa umidade, onde esta varia entre 30% e 20, também foi feito para Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, e além destes, o alerta se estende até o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

A baixa umidade pode causar efeitos adversos para a saúde dos habitantes dessas regiões, como o ressecamento da pele, desconfortos nos olhos, boca e também no nariz. Dentre as principais recomendações, está a ingestão de muitos líquidos, evitando assim a desidratação, e também evitar a excessiva exposição ao sol em horários de maior incidência, assim como a prática de atividades físicas durante estes períodos. O uso de hidratante e a umidificação do ambiente são medidas adicionais que podem oferecer mais conforto e segurança aos habitantes das regiões afetadas por esta condição climática.

VEJA MAIS

Vini Jr é expulso em reencontro com Valencia; Real Madrid vira nos acréscimos

Em sua primeira partida no Mestalla, estádio do Valencia onde viveu caso grave de racismo,…

Bizuário: o que é e como criar o seu

A estudante Ana Paula Cunha, 20, foi uma das oito mulheres aprovadas no vestibular do…

Banco central argentino fecha operação de empréstimo de US$ 1 bi com bancos estrangeiros

O banco central da Argentina informou na sexta-feira (3) que conseguiu um acordo de recompra…