O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acendeu um alerta de alto perigo, notificando a população sobre uma situação de extrema baixa umidade em oito estados brasileiros e o Distrito Federal. Este aviso, válido das 13h às 17h desta quinta-feira (5), reflete uma preocupante condição atmosférica com a umidade relativa do ar podendo atingir baixíssimos 12%.
Os alertas de baixa umidade foram preenchendo as previsões meteorológicas do país desde o domingo passado, com as regiões centrais sendo as mais afetadas. Contudo, essa área impactada pelo fenômeno tem se expandido nos últimos dias, atingindo regiões mais ao norte do país.
O Inmet detalhou que, nesta quinta-feira, a umidade relativa do ar pode ficar em até 12% em todo o Distrito Federal, praticamente todo o estado de Goiás – com exceção da parte sul -, partes consideráveis dos estados da Bahia (oeste), Piauí (sul), Maranhão (sul), Tocantins (metade ao sul, incluindo a capital), Mato Grosso (leste), São Paulo (área próxima à divisa com Minas Gerais) e Minas Gerais (centro e leste do estado, incluindo a capital).
Além dos problemas relacionados a seca, a baixa umidade pode trazer consequências severas ao meio ambiente, como o alto risco de incêndios florestais. Ademais, a saúde humana também é diretamente impactada, com a proliferação de doenças pulmonares e desconfortos, como dores de cabeça.
Entre as principais orientações do Inmet estão: a ingestão de grande quantidade de líquidos, o uso de hidratantes para a pele, a umidificação dos ambientes, além de evitar atividades físicas e exposição ao sol. Também se recomenda evitar o consumo de bebidas diuréticas, tais como café e álcool. É de extrema importância, ainda, acompanhar persistentemente as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
O Inmet emitiu, também, um aviso concernente a uma onda de calor que vem atingindo desde o sul da Amazônia até a região Sudeste, passando pelo Centro-Oeste, estendendo-se para todo o dia atual. Em tempos de emergência climática, é vital manter-se informado e seguir as recomendações das autoridades.