O Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre está preparado para retornar às atividades de forma parcial em outubro, com operações reduzidas de 50 voos por dia. A reabertura total está prevista para dezembro. O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fez o anúncio após uma reunião com representantes da Fraport, a empresa que administra o aeroporto.
O aeroporto, um dos dez mais movimentados do Brasil, está fechado desde o dia 3 de maio por conta das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul e afetaram a pista e os terminais do aeroporto. A empresa Fraport apresentou um pedido de reequilíbrio financeiro, valor que pode ser coberto pelas seguradoras contratadas pela operadora. Conforme a Administradora-chefe da Fraport no Brasil, Andreea Pal, esse número, cada dia vai mais baixo, porque descobrimos coisas que podem ser reparadas, compradas.
A retomada das operações de voo, tanto para passageiros domésticos quanto para cargas, será determinada pela demanda das companhias aéreas, enquanto as operações de voos internacionais não retornarão durante o período de operação parcial.
Como parte dos esforços para restaurar o aeroporto ao seu estado operacional normal, a pista danificada está sendo reformada e os 1.700 metros estarão liberados para operação em outubro com um novo pavimento de concreto. Os voos estão sendo atualmente redirecionados para a Base Aérea de Canoas, que está operando 26 voos de ida e volta por dia.
Costa Filho espera ter uma resposta da Advocacia Geral da União (AGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre a possibilidade do governo em conceder algum aporte financeiro para ajudar no processo de recuperação do aeroporto.
A falta de operação completa do aeroporto resultou em preços elevados de bilhetes, mas o Ministério está dialogando com as companhias aéreas na tentativa de reduzir esses custos. Até que o aeroporto esteja completamente reaberto, as recomendações são de que as passagens sejam adquiridas com antecedência para minimizar custos.
Portanto, a retomada parcial das atividades do Aeroporto Salgado Filho em outubro e a reabertura completa em dezembro são passos importantes na recuperação do estado do Rio Grande do Sul após as inundações e para a retomada da normalidade na aviação no estado. As negociações para o aporte financeiro ainda estão em andamento, com grande expectativa de avanço em breve.