Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Acordo entre MPT-SP e TRT-SP Garante Destinação de Recursos para Recuperação do RS

Um novo horizonte de recuperação para o estado do Rio Grande do Sul brilha através de um acordo de cooperação técnica assinado entre o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) e o Tribunal do Trabalho de São Paulo (TRT-SP). A colaboração estratégica visa destinar recursos retirados de multas trabalhistas para o Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do estado gaúcho (FRBL).

O acordo, firmado no início da semana, foca no mapeamento de ações promovidas no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) para identificar e cobrir os saldos de multas decorrentes de irregularidades trabalhistas. Tais recursos retirados da penalidade serão, em seguida, redirecionados em um período de seis meses para o FRBL, destinados ao reparo dos danos das económicos e sociais causados pelas inundações no estado.

Em uma iniciativa transparente, o MPT-SP, sob a liderança da procuradora-chefe Vera Lucia Santos, compartilhou com o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) os dados das ações civis públicas iniciadas no TRT-2, que já foram condenadas por danos morais ou coletivos e aguardam execução de multas. Com este acordo, o TRT-2 agendará audiências de conciliação entre as partes envolvidas, fomentando acordos que permitam a reversão da multa em benefício do FRBL.

Este notável esforço conjunto ilustra a importância da resolução de conflitos e da justiça social, refletido nas palavras da presidente do TRT-2, desembargadora Beatriz de Lima Pereira. Ela sublinhou que o acordo não só acelera a solução das demandas, mas também incentiva os juízes a convocar audiências de conciliação para resolução rápida e eficaz das disputas, possibilitando o repasse sistemático das multas para o FRBL.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que esforços são direcionados para o FRBL – até o momento, os departamentos do MPT em todo o Brasil já destinaram impressionantes R$ 59 milhões ao fundo. Isto demonstra um compromisso contínuo com a recuperação de estados prejudicados, dando esperança ao RS e a tantos outros em situações semelhantes.

VEJA MAIS

“Comum acordo“: Prefeitura nega que Nunes tenha desistido de dar secretaria a vice

A Prefeitura de São Paulo emitiu nota nesta sexta-feira (3) para negar que Ricardo Nunes…

Companhias aéreas brasileiras estão entre as mais pontuais do mundo

Pode não ser uma surpresa para quem saiu de férias este ano, mas as Nações…

Ex-MasterChef nega estupro contra menina de 12 anos e diz que garota mentiu idade

A defesa do ex-participante do reality show MasterChef Jason de Souza Junior nega que ele…