Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Belém sedia 5ª edição do Festival FALA: Comunicação, Culturas e Jornalismo

Iniciando no dia 22 e estendendo-se até o dia 24 deste mês, a capital paraense, Belém, será a anfitriã da 5ª edição do FALA! – um festival que une Comunicação, Culturas e Jornalismo em suas discussões centrais. Este evento, que acontece no campus Alcindo Cacela, da renomada Universidade da Amazônia (Unama), tem por objetivo principal debater o futuro do jornalismo e seus reflexos na sociedade brasileira.

O Festival FALA! vem como prelúdio à Conferência das Partes (COP) de 2025, antecipando debates essenciais sobre comunicação e cultura na defesa dos territórios e da vida. Promovido pelo Instituto FALA!, este é um evento de participação gratuita, porém requer que os interessados retirem seus ingressos por meio do Sympla.

A proposta do festival é criar um espaço de reflexão acerca do jornalismo independente e da comunicação popular como ferramentas em favor de uma democracia plena. O evento não só debate a importância da cultura, da identidade e das diferentes formas de expressão artística no fazer jornalístico, mas também estimula o desenvolvimento de uma rede de mídias alternativas que propicie debates abrangentes e continuados sobre os principais temas do país e do continente.

A programação desta 5ª edição conta com variadas performances artísticas, rodas de conversa e mesas de debate com referências na área de comunicação. Além disso, terá exibições audiovisuais e oficinas técnicas como novidades. Dentre os confirmados na programação estão nomes como a professora universitária e ativista do Movimento Negro, Zélia Amador, o jornalista e ativista indígena Erisvan Guajajara, além da artista visual e artivista LGBTQIAPN+, Nay Jinkss.

O festival é visto como um marco relevante para o jornalismo brasileiro. Como Pedro Borges, cofundador da Alma Preta Jornalismo e diretor do Instituto FALA!, destacou: é uma oportunidade única de abordar a diversidade de maneira central, reunindo vozes ativas e engajadas para debater temas cruciais do país e da comunicação.

Nesta edição, haverá também o relançamento do livro Griots e Tecnologias Digitais, de Thiane Neves Barros e Tarcízio Silva, juntamente com a apresentação ao público dos trabalhos de reportagem e produção audiovisual dos coletivos de comunicação de Pernambuco.

A expectativa é que, assim como nas edições passadas nas cidades de Salvador e Recife, o Festival FALA! se torne um espaço de trocas e aprendizados entre todos os participantes em Belém, uma cidade conhecida por sua rica cena cultural e contribuição significativa ao campo socioeconômico. Para mais informações e consulta à programação completa, basta acessar o site oficial do evento.

VEJA MAIS

Gustavo Gómez revela interesse do Palmeiras em três jogadores paraguaios

O zagueiro Gustavo Gómez revelou que o Palmeiras fez consultas a ele sobre três jogadores paraguaios,…

Quem foi Hemetério dos Santos, o 1º professor negro registrado no Brasil

Hemetério José dos Santos, intelectual que viveu em meados do século 19 até início do…

Setor industrial dos EUA melhora em dezembro, mostra índice ISM

O setor industrial dos Estados Unidos ficou mais próximo de voltar a se expandir em…