As areias da Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, irão sediar o início dos Jogos Universitários Brasileiros – Praia (JUBs). O evento reúne cerca de dois mil estudantes-atletas de todo o país, ansiosos por mostrar suas habilidades em diversas modalidades esportivas. A abertura oficial, agendada para as 19h (horário de Brasília), dá início a oito dias de competição intensa.
Esta é a primeira vez que a cidade do Rio de Janeiro recebe tal evento, e a expectativa é grande para os torneios de vôlei de praia, beach soccer, futevôlei, beach tênis, beach hand (handebol de mão), cross training, vôlei misto 4×4 e beach wrestling. As competições começam na terça (20), com horários de jogo entre 9h e 16h. A arena principal está montada na Praia de Botafogo, convidando o público para acompanhar de perto a performance dos atletas.
Mas as disputas não ficam restritas à Botafogo. Na Praça do Ó, Barra da Tijuca, serão realizados os torneios de skate e basquete 3×3, começando na quinta-feira (22) e se estendendo até sábado (24). Estes jogos acontecerão das 9h às 17h.
Além disso, os espectadores poderão apreciar na quinta-feira (22), o campeonato de surfe, com início às 7h, próximo ao posto três da Barra. No dia seguinte, as atenções serão voltadas para a Praia de Copacabana, que sediará as provas de natação em águas abertas, com a competição feminina agendada para as 8h e a masculina para as 10h.
Os JUBs – Praia não são apenas um evento esportivo, mas uma grande festa da comunidade universitária. Com transmissão ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), qualquer pessoa em todo o país poderá acompanhar os jogos e torcer pelos seus favoritos.
A expectativa é alta para estas competições que tem o intuito de reunir e celebrar a diversidade do universo universitário brasileiro, promovendo a integração entre estudantes-atletas de diversos estados e incentivando a adesão e o amor ao esporte.