O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que registrou mais de 2,1 milhões de inscritos e teve sua aplicação realizada neste último domingo (30), divulgou em seu cronograma oficial a data de lançamento do gabarito preliminar: terça-feira, 20 de agosto. Os candidatos poderão acessar as respostas corretas na página oficial do exame. Posteriori à sua liberação, os dias 20 e 21 serão oportunos para aqueles que desejam apresentar recurso contra a resolução de quaisquer questões do exame.
Segundo o calendário oficial, a imagem do cartão-resposta estará acessível a partir de 10 de setembro. Após a análise de todos os recursos, as notas finais das provas objetivas serão divulgadas no dia 8 de outubro, mesma data programada para a divulgação da nota preliminar da prova discursiva. Pedidos de revisão para as questões abertas podem ser feitos nos dias 8 e 9 de outubro, sendo as notas finais das provas discursivas planejadas para serem anunciadas no dia 17 do mesmo mês.
Ainda em 8 de outubro, haverá a convocação para o envio de títulos. Os documentos necessários, estipulados no edital, deverão ser submetidos entre 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar da avaliação de títulos está marcado para o dia 4 de novembro, os recursos podem ser encaminhados nos dias 4 e 5 de novembro, e a nota final da avaliação de títulos está prevista para 19 de novembro.
No entanto, antes da divulgação da nota final do CPNU em 21 de novembro, os candidatos que se autodeclararam negros e indígenas possuem um cronograma especial para a verificação de sua condição declarada. Esta ocorrerá entre 2 e 3 de novembro, e a convocação para a sua realização será em 17 de outubro.
Aqueles candidatos que se declararam portadores de alguma deficiência também seguirão um cronograma específico. Entre os dias 17 e 25 de outubro, realizarão uma perícia médica, incluindo avaliação psicossocial. Os resultados desta avaliação, bem como a avaliação para confirmar a autodeclaração de candidatos negros e indígenas, estão definidos para serem divulgados no dia 13 de novembro, mesma data em que serão revelados os resultados preliminares da avaliação psicossocial de candidatos com deficiência. Em 13 e 14 de novembro, recursos contra estes resultados podem ser apresentados.
A nota final do concurso será divulgada em 21 de novembro. A prova do CNU foi aplicada em 228 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Os 2,1 milhões de candidatos estão disputando 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Além dessas vagas imediatas, também será elaborado um cadastro de reserva para mais de 13 mil candidatos classificados, possibilitando futuras convocações, inclusive para vagas temporárias emergentes. As remunerações iniciais para os aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, dependendo das especificações de cada cargo.