Os candidatos do exame Concurso Nacional Unificado (CNU), que acontecerá próximo domingo (18), estão diante de uma decisão crucial. Muitos se perguntam: Devo revisar o conteúdo mais uma vez ou devo descansar e relaxar? É compreensível que a ansiedade permeie os aspirantes a uma das quase 20 mil oportunidades, sendo 6.640 vagas efetivas e 13.200 para cadastro reserva.
Não há uma fórmula única para se preparar nas últimas horas que antecedem a prova. Alguns optam por usar seu último dia para uma revisão final dos conteúdos, enquanto outros preferem aproveitar a oportunidade para recarregar as energias e chegar com a mente calma e serena para a prova que começa às 9h, logo após o fechamento dos portões às 8h30, seguindo os horários de Brasília.
Rebecca Guimarães, cientista social e professora de disciplinas que tratam de atualidades para concursos, aconselha os candidatos a visualizarem pelo menos um assunto que terão na prova como sendo fácil, facilitando assim a visão de que “será um dia maravilhoso”. No entanto, por mais tranquila que pareça essa visão, essa perspectiva não nega o benefício que a última revisão pode proporcionar. Alguns aulões de revisão são realizados e transmitidos gratuitamente nas redes sociais durante o sábado, auxiliando na preparação.
O professor Deodato Neto, especialista em tecnologias, aconselha que após uma maratona de estudo, seja momento de dar uma trégua ao cérebro. Para ele, após as 17h, é preciso fechar os livros e encerrar os estudos. Já o professor de pedagogia, Carlinhos Costa, ressalta a importância de dormir bem e manter uma alimentação leve.
A pressão natural que os candidatos enfrentam se dá pela oportunidade de estabilidade e remuneração atrativa que um cargo público proporciona. No entanto, é necessário lembrar que, embora seja uma chance de mudança de vida, outras oportunidades estão por vir. Segundo a neuropsicóloga Juliana Gebrim, líder de um programa no YouTube chamado “Divã do Concurseiro”, essa pressão deve ser gerenciada com sabedoria e ponderação. Desta forma, seja decidindo por revisar ou relaxar, a chave final é o equilíbrio para se obter o melhor resultado possível.